Ranking Smart Cities: Jaú e Bauru ficam fora das 100 melhores cidades em todos os quesitos

(IMAGEM: Reprodução)

Por outro lado, Lençóis Paulista, Avaré e Botucatu aparecem em diversos temas pesquisados, como Meio Ambiente, Saúde e Educação; Marília, na Saúde

Com mais de 130 mil habitantes, Jaú perde para cidades do mesmo porte e até menores ao ficar de fora das 100 melhores do Brasil em todos os quesitos avaliados pela consultoria Urban Systems para a Revista Exame, que serviram de base para a edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities. Foram pesquisadas 656 cidades entre 50 mil e 500 mil habitantes. Com quase 400 mil habitantes, Bauru também não apareceu.

Lençóis Paulista se destaca principalmente no Meio Ambiente e Educação (FOTO: jornal O Eco/Reprodução)

O ranking foi composto por 74 indicadores em 11 temas básicos que incluíram Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Saúde, Governança e Economia, entre outros. A maior cidade da região centro-oeste paulista, Bauru também ficou de fora, enquanto que Marília apareceu com melhor desempenho na Saúde: 88.a posição.

Na pontuação geral das 100 melhores cidades, a liderança é de Florianópolis, SC; Lençóis Paulista ficou com o 42.o lugar e Barretos com o 98.o. Por quesitos, destaque para Lençóis em 7.o lugar no Meio Ambiente, seguido por Avaré (30.o), Assis (54.o), Lins (60.o), Presidente Prudente (63.o) e Tupã (76.o). Avaré ficou na 23.a posição no Urbanismo e Ourinhos na 85.a.

A região também marcou presença na Saúde, com Botucatu em 11.o lugar e Marília no 88.o, enquanto que no item Educação, Lençóis ficou em 31.o lugar e Ourinhos em 83.o; na análise dos dados referentes ao Empreendedorismo, São Carlos se destacou em 10.o lugar no cômputo geral.

HORAH – Informação é tudo