Receita de merendeiras de Jaú é premiada e vai para livro do governo de SP

As merendeiras responsáveis pela receita do 'croquete delícia' (FOTO: Divulgação)

Receita do ‘croquete delícia’ servido para alunos da EE Ana Franco no Jardim Jorge Atalla, zona leste de Jaú, foi premiada em concurso realizado pelo governo do estado e fará parte de livro oficial sobre a cultura alimentar do estado. A receita das merendeiras jauenses que faz sucesso entre os estudantes concorreu com mais de 5 mil de outras escolas estaduais e foi classificada entre as 91 melhores de SP.

As merendeiras responsáveis pelo ‘croquete delícia’ são Sirlei Cristina Ribeiro Fernandes, Ana Cláudia Maia Rodrigues e Juliana Fontes Moreno, inscritas no 1.o Concurso de Receitas Escolares organizado pelo governo paulista. Aliás, a receita foi escolhida pelos próprios estudantes, por meio de votação popular.

Por meio de nota, a Secretaria da Educação parabenizou as merendeiras jauenses “pela dedicação e empenho em sempre oferecer o melhor para os alunos”. Foram classificadas no total 91 receitas, sendo uma para representar cada Diretoria de Ensino (DE) do Estado, contemplando todas as regiões.

Os croquetes tanto podem ser fritos quanto assados, conforme a receita (FOTO: Divulgação)

RECEITA – O ‘croquete maravilha’ leva 6 batatas grandes, 500g de carne moída, 1 kg de farinha de trigo, meia cenoura, 2 dentes de alho, 4 colheres de margarina, 1 xícara de chá de cheiro verde, sal a gosto e 1 litro de água. Para preparar, basta fritar a carne com sal e reservar; cozinhar as batatas e, depois de frias, bater no liquidificador com a cenoura, a cebola, alho e sal e um pouco da água do cozimento das batatas.

A massa deve ser colocada na panela com margarina, cheiro verde e carne até levantar fervura; aí é só ir colocando farinha aos poucos até dar o ponto de enrolar. Deixar a massa esfriar na bancada untada com margarina, sovando com auxílio de uma colher. Misture bem até alisar, enrole os croquetes, empane em fubá e coloque para assar ou fritar. Essa receita rende de 30 a 40 croquetes.

HORAH – Informação é tudo