Receita do ‘croquete delícia’ servido para alunos da EE Ana Franco no Jardim Jorge Atalla, zona leste de Jaú, foi premiada em concurso realizado pelo governo do estado e fará parte de livro oficial sobre a cultura alimentar do estado. A receita das merendeiras jauenses que faz sucesso entre os estudantes concorreu com mais de 5 mil de outras escolas estaduais e foi classificada entre as 91 melhores de SP.
As merendeiras responsáveis pelo ‘croquete delícia’ são Sirlei Cristina Ribeiro Fernandes, Ana Cláudia Maia Rodrigues e Juliana Fontes Moreno, inscritas no 1.o Concurso de Receitas Escolares organizado pelo governo paulista. Aliás, a receita foi escolhida pelos próprios estudantes, por meio de votação popular.
Por meio de nota, a Secretaria da Educação parabenizou as merendeiras jauenses “pela dedicação e empenho em sempre oferecer o melhor para os alunos”. Foram classificadas no total 91 receitas, sendo uma para representar cada Diretoria de Ensino (DE) do Estado, contemplando todas as regiões.

RECEITA – O ‘croquete maravilha’ leva 6 batatas grandes, 500g de carne moída, 1 kg de farinha de trigo, meia cenoura, 2 dentes de alho, 4 colheres de margarina, 1 xícara de chá de cheiro verde, sal a gosto e 1 litro de água. Para preparar, basta fritar a carne com sal e reservar; cozinhar as batatas e, depois de frias, bater no liquidificador com a cenoura, a cebola, alho e sal e um pouco da água do cozimento das batatas.
A massa deve ser colocada na panela com margarina, cheiro verde e carne até levantar fervura; aí é só ir colocando farinha aos poucos até dar o ponto de enrolar. Deixar a massa esfriar na bancada untada com margarina, sovando com auxílio de uma colher. Misture bem até alisar, enrole os croquetes, empane em fubá e coloque para assar ou fritar. Essa receita rende de 30 a 40 croquetes.
HORAH – Informação é tudo