Redução do número de vereadores tem votação adiada por 12 sessões

Câmara de Jaú tem hoje 17 vereadores, mas pode ficar com 13 ou menos (FOTO: Reprodução/TV Câmara)

Por requerimento verbal do líder do governo na Câmara de Jaú, vereador Carlos Bigliassi Magon, popular Lampião, projeto de emenda à Lei Orgânica do Município para reduzir de 17 para 13 o número de cadeiras no Legislativo teve votação adiada por 12 sessões. Ele justificou o pedido alegando que estava “havendo divergência entre as emendas” ao projeto — uma delas, já divulgada por HORAH, restringia ainda mais as vagas na Casa, para 11.

O presidente João Brandão fez a apresentação do projeto à Casa e imediatamente Lampião pediu Questão de Ordem e fez o requerimento de adiamento. Somente quatro parlamentares votaram contra a propositura do líder do prefeito: os autores do projeto, Chico Quevedo e Bill Luchesi, acompanhados por Paulo Gambarini e Fábio Souza.

Outro projeto polêmico incluído na Ordem do Dia dos trabalhos da câmara desta 2.a feira 26 foi votado e rejeitado. Trata-se do projeto de resolução também de Chico e Bill, para mudar o horário de início das sessões das 16h para as 18h. Vereador José Carlos Borgo usou a tribuna, disse que ao longo de seus oito mandatos legislativos já participou de sessões iniciadas às 20h, 19h e 16h, mas questionou se a Casa havia avaliado o impacto da medida em relação ao pagamento de horas extras para os servidores. Diante da negativa, observou que há recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre essas horas excedentes, alertou os colegas e, na votação, o projeto foi rejeitado.

Por fim, projeto do vereador Mateus Turini para ampliar a participação popular na Tribuna Cidadã também foi adiado, a pedido do autor. Ele alegou a necessidade de rediscutir a proposta para evitar contratempos futuros. Originalmente, a proposta é de fazer uma participação em Tribuna Cidadã por sessão, contra duas participações possíveis a cada mês, como ocorre atualmente.

HORAH – Informação é tudo