- COMO A DATA NÃO É FERIADO NACIONAL, TRABALHO PRESTADO NÃO EXIGE PAGAMENTO DOBRADO NEM FOLGA COMPENSATÓRIA
Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, Carnaval não é feriado nacional. Nem a famosa Terça-Feira de Carnaval nem tampouco a Quarta-Feira de Cinzas. E como nessa época de pandemia da Covid-19 o Estado cancelou o ponto facultativo dos servidores no período, cada município está decidindo por conta própria, mas, na maioria dos casos, seguindo a decisão do governo.
Marília, Bauru e Jaú vão cancelar o ponto facultativo neste Carnaval, pondo fim, ao menos em 2021, ao sempre esperado Feriadão de Carnaval — dessa vez, emendaria do dia 13 ao 17. Objetivo principal é evitar aglomerações e a propagação do coronavírus, causador da Covid. Com os pontos facultativos cancelados as repartições públicas vão trabalhar normalmente; as empresas privadas decidirão cada uma por si.

Especialistas lembram que por não ser feriado nacional, trabalho prestado nos dias de Carnaval não exige pagamento em dobro ou concessão de folgas compensatórias posteriormente. Em Marília, a Prefeitura vai manter atendimento normal nas unidades de saúde para garantir o acesso da população nessa pandemia. Em Jaú, a data será lembrada por vídeos com personagens conhecidas do cenário carnavalesco local — o primeiro será com Irineu Carvalho Filho, o folclórico Sabará da Escola de Samba Vila XV. Em Bauru, a semana seguirá absolutamente normal.
HORAH – Informação e Prestação de Serviço
