REGIÃO SEGUE O ESTADO E CANCELA PONTO FACULTATIVO NO CARNAVAL

Ruas e avenidas da cidade vão receber radares de velocidade (FOTO: Divulgação/Pref. Marília)
  • COMO A DATA NÃO É FERIADO NACIONAL, TRABALHO PRESTADO NÃO EXIGE PAGAMENTO DOBRADO NEM FOLGA COMPENSATÓRIA

Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, Carnaval não é feriado nacional. Nem a famosa Terça-Feira de Carnaval nem tampouco a Quarta-Feira de Cinzas. E como nessa época de pandemia da Covid-19 o Estado cancelou o ponto facultativo dos servidores no período, cada município está decidindo por conta própria, mas, na maioria dos casos, seguindo a decisão do governo.

Marília, Bauru e Jaú vão cancelar o ponto facultativo neste Carnaval, pondo fim, ao menos em 2021, ao sempre esperado Feriadão de Carnaval — dessa vez, emendaria do dia 13 ao 17. Objetivo principal é evitar aglomerações e a propagação do coronavírus, causador da Covid. Com os pontos facultativos cancelados as repartições públicas vão trabalhar normalmente; as empresas privadas decidirão cada uma por si.

Sabará, da Vila XV, será tema de vídeo sobre os carnavais jauenses (FOTO: Divulgação/Pref. Jaú)

Especialistas lembram que por não ser feriado nacional, trabalho prestado nos dias de Carnaval não exige pagamento em dobro ou concessão de folgas compensatórias posteriormente. Em Marília, a Prefeitura vai manter atendimento normal nas unidades de saúde para garantir o acesso da população nessa pandemia. Em Jaú, a data será lembrada por vídeos com personagens conhecidas do cenário carnavalesco local — o primeiro será com Irineu Carvalho Filho, o folclórico Sabará da Escola de Samba Vila XV. Em Bauru, a semana seguirá absolutamente normal.

HORAH – Informação e Prestação de Serviço