Região terá postos de emissão da Carteira da Pessoa Autista

Salas sensoriais em unidades do Poupatempo, preparadas para emitir a carteira do autista (FOTO: Governo SP/Reprodução)

Salas sensoriais estão sendo instaladas em unidades do Poupatempo para ampliar a rede de postos autorizados a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), em comemoração à Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O anúncio foi feito pelo governo do estado, que contará com 26 postos a partir de agora.

De abril até agora já foram confeccionadas 17 mil carteiras como esta no estado, apenas no Poupatempo do Canindé, zona norte de SP, todas gratuitas e com solicitação online pelo site ciptea.sp.gov.br. Agora a Capital ganhará mais quatro unidades e o interior ficará com as demais, inclusive nos Poupatempo de Araçatuba, Piracicaba, Araraquara e de Bauru.

Em cada um deles haverá uma sala sensorial com espaço silencioso de acolhimento e equipes especializadas em pessoas autistas e neurodivergentes. Segundo informações do próprio governo do estado, são espaços com abafadores de sons externos e controle de iluminação para reduzir estímulos sensoriais e tornar os ambientes confortáveis, evitando crises e estresse do público atendido, além de quadros brancos, pincéis marcadores, jogos e brinquedos educativos.

A carteira oficial de identificação para pessoas com TEA atende a normas legais das instâncias federal e estadual, e faz parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, em vigor desde abril. O Ciptea é iniciativa da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência para facilitar a identificação da pessoa autista e seus responsáveis, assegurando mais rapidez no acesso a serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social e outros.

HORAH – Informação é tudo