Repercussão – DEPUTADA FAZ ABAIXO-ASSINADO PELA CASSAÇÃO DE FERNANDO CURY POR ASSÉDIO

O momento em que Fernando Cury abraça a deputada Isa pelas costas e, com a mão direita, apalpa o seio dela (FOTO: Reprodução Alesp)

DEPUTADO BOTUCATUENSE FOI AFASTADO PELO CIDADANIA ATÉ APURAÇÃO DO EPISÓDIO

O deputado estadual Fernando Cury foi afastado pela direção nacional do Cidadania nesta 6ª feira (18), após acusação de assédio e importunação sexual contra a deputada Isa Penna (Psol), na última 4ª feira (16), durante sessão na Assembleia Legislativa de SP. O presidente Roberto Freire disse que Cury ficará afastado até a conclusão das apurações disciplinares no partido.

“O deputado estadual Fernando Cury fica liminarmente afastado de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias”, diz nota divulgada pelo Cidadania. O parlamentar, que é de Botucatu, também não pode exercer funções em nome do partido, que considerou “grave” o caso em que ele se envolveu.

Em documento assinado ainda pelo presidente estadual do Cidadania, Arnaldo Jardim, o partido quer que o Conselho de Ética da Assembleia apure o caso e cobra “as devidas explicações” do deputado. Por enquanto, Cury disse apenas que se sente ‘constrangido’ pelo ‘abraço’ dado na deputada Isa Penna, negando que a tenha assediado sexualmente.

Vídeo gravado pelas câmeras do plenário da Assembleia, entretanto, mostram claramente o deputado indo em direção à deputada, quando ela estava de pé e de costas para o plenário, conversando com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB). Cury a abraça por trás e apalpa um dos seios dela com a mão direita. A reação da deputada foi imediata, empurrando a mão de Cury e se afastando dele.

Abaixo-assinado lançado pela deputada pedindo a cassação de Cury (FOTO: Reprodução)

“Me sinto enojada pelo assédio”, declarou a parlamentar em entrevista à CNN Brasil. Hoje ela lançou manifesto com abaixo-assinado em que pede a cassação de Fernando Cury, alegando que o Conselho de Ética estaria “pautando o caso somente para março” – o que ela acha protelatório, visto que o Conselho é composto por uma mulher e cinco homens. Ela já registrou B.O. e ingressará com representação por assédio contra o deputado botucatuense.

HORAH – Você sabe das coisas