
Pela primeira vez desde que se discute a necessidade de reforçar a segurança pública em Jaú contra furtos e roubos, um encontro entre representantes da Prefeitura, Câmara e comandos das Polícias Militar e Civil foi realizado para debater o problema e apontar possíveis soluções. Foi na tarde dessa 3.a feira 11 no Salão Nobre da Prefeitura. Segundo apurou HORAH, a articulação foi da vereadora Daniela Rodrigueiro (PDT).
De prático, o encontro definiu um fortalecimento da atividade delegada com a participação das forças de segurança e também do pessoal de Posturas da Prefeitura, além de uma ação mais efetiva contra receptadores de produtos furtados, especialmente fios e objetos de metal, que são os alvos dos chamados ‘nóias’ (pessoas que furtam para vender e comprar drogas). A conclusão básica é que só tem quem furta, porque tem quem compra, então haverá combate forte à receptação.
Foram apresentados números oficiais das polícias em relação à segurança da cidade, que são todos muito positivos. A Polícia Civil, por exemplo, tem alto índice de esclarecimento de roubos e homicídios, o que coloca a Delegacia Seccional de Jaú entre as mais bem sucedidas do Interior de SP; o mesmo acontece com a PM. Contudo, todos reconheceram que os furtos praticados pelos ‘nóias’ incomodam e causam sensação de insegurança na população em geral.
Participaram da reunião os vereadores Daniela Rodrigueiro, o presidente da Câmara Jefferson Vieira, a vice Rafaela Hernandez, Mateus Turini, Marcos Brasil, Magesto, João Pacheco e Jé Roda, embora todos tenham sido convidados; pela prefeitura, o prefeito Ivan Cassaro, Chico Quevedo (que apesar de ter entregado essa semana pedido de exoneração da chefia de gabinete, segue prestigiado na administração); além da cúpula da Polícia Civil sob comando do delegado seccional Euclides Salviato e o alto comando da PM, com destaque para os comandantes do 27.o Batalhão da PM, Ten-Cel Márcio Michelassi e da 1.a Cia, Capitão Américo Martins.
Nesta 4.a feira 12, a vereadora Daniela Rodrigueiro será entrevistada ao vivo do programa HORAH JAÚ, às 12h, ocasião em que dará detalhes da reunião e das definições em favor da segurança da cidade. HORAH é transmitido pelo YouTube, Facebook, Instagran e portal horahnoticia.com.br.
HORAH – Informação é tudo