Nova responsável pelos serviços de água e de esgoto de Marília, a RIC Ambiental está apostando na eficiência e nos investimentos para resolver de vez os problemas com abastecimento e tratamento de esgoto na cidade. Mais nova empresa de saneamento do País, a RIC é formada pela CTL Engenharia de SP, a INFRA Engenharia e Consultoria e a mariliense Replan Saneamento e Obras, que está no mercado há 21 anos.
Vencedora da licitação que terceirizou o Departamento de Água e Esgoto de Marília (DAEM), a RIC Ambiental já iniciou o processo de redução de tarifas para a população, prometendo não comprometer a qualidade dos serviços. Além disso, anunciou R$ 2,03 bilhões em investimentos ao longo do prazo contratual de 30 anos, divididos assim: R$ 530,8 milhões para manutenção de sistemas, custos operacionais e administrativos; R$ 475,2 milhões para expansão da infraestrutura de saneamento, nova estação de tratamento de água, adutoras, reservatórios, coletores e emissários de esgoto; e R$ 1,024 bilhão para encargos e juros de financiamento.
Logo de cara, o consórcio de empresas informou que vai investir R$ 145 milhões em obras que fazem parte do chamado PAI – Plano de Ação Imediata, que será colocado em prática nos primeiros três anos de concessão. Lembrando que todo o investimento em obras irá, finalmente, integrar o patrimônio público e, enquanto isso, vai desonerar a prefeitura, que “poderá direcionar recursos para outras áreas prioritárias como saúde e educação”, diz nota distribuída pela assessoria de comunicação da RIC Ambiental.
A execução do contrato de concessão será fiscalizada pela AMAE – Agência Municipal de Água e Esgoto, que foi criada no lugar do DAEM e que funcionará como uma agência reguladora dos serviços prestados pela concessionária para a população. “Nossa missão será garantir que cada etapa desse processo seja feita com transparência e que os benefícios sejam sentidos diretamente pela comunidade”, destacou o presidente da AMAE, engenheiro João Carlos Polegato.
O acesso aos serviços da RIC Ambiental pode ser feito por um portal online (ricambiental.com.br), onde a população tem acesso a informações sobre a conta de água e esgoto, solicita serviços e reparos e acompanha o status das solicitações feitas. Segundo a assessoria da empresa, o portal também oferece canais diretos de atendimento para tirar dúvidas e resolver questões relacionadas ao abastecimento de água ou serviços de esgoto.
HORAH – Informação é tudo