São vários poços profundos sendo perfurados, outros revitalizados, e ainda a empresa que assumiu os serviços de água e esgoto de Marília pretende mexer nas Estações de Tratamento de Água e nas de Esgoto
Depois de nove meses à frente dos serviços de água e esgoto de Marília, a concessionária RIC Ambiental está fazendo balanço dos investimentos estruturais e dos avanços no saneamento. Por meio de nota, diz que os “resultados são expressivos, com obras de grande impacto, ampliação da capacidade hídrica e melhorias no atendimento à população”.
Destaque para o poço profundo PG-04 da zona oeste, que recebeu bomba de alta performance capaz de injetar mais de 300 mil litros de água/hora na rede, um acréscimo de 80 mil litros/hora em relação ao que fazia antes. Isso representa mais água para bairros como Palmital, Lavínia, Fernando Mauro, Vila Nova e adjacências.
Outro é o reservatório R-16, que tinha uma fissura na base por onde vazavam 70 mil litros de água/hora. “A RIC executou a recuperação estrutural completa, com reparo da fissura, reforço da base e limpeza de toda a estrutura interna”, divulgou a empresa. Essa intervenção, mais a nova bomba do PG-04, resultaram em ganho de volume na distribuição dfe água de mais de 3,6 milhões de litros/dia.
Agora a empresa está na fase final do poço PG-08 no distrito de Lácio, zona sul, que vai captar 250 mil litros de água/hora do Aquífero Guarani, permitindo atender famílias que residem em bairros das zonas sul e leste da cidade. Atualmente, o poço passa por testes de vazão, essenciais para garantir a eficiência dele.
E vem aí o PG-09 no bairro Figueirinha, zona norte, que também tem previsão para produzir 250 mil litros de água/hora. “As obras de perfuração estão avançadas e a estrutura vai reforçar significativamente o abastecimento da zona norte, ampliando a segurança hídrica”, informa a RIC Ambiental. A empresa ainda pretende revitalizar as ETAs-Estações de Tratamento de Água Peixe e Cascata e fazer a revitalização das ETEs-Estações de Tratamento de Esgoto, para atingir plena cobertura desse serviço na cidade.

HORAH – Informação é tudo