RIC Ambiental faz alerta sobre fraudes nos hidrômetros e aumenta fiscalização

Violação de hidrômetros é crime e pode dar até cadeia para o responsável (FOTO: RIC/Divulgação)

Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Marília, a RIC Ambiental distribuiu nota nesta 6.a feira 13 alertando sobre fraudes nos hidrômetros e os transtornos que isso tem causado à população em geral. Ao mesmo tempo, avisa que está aumentando fiscalização “para garantir o bom funcionamento do sistema de abastecimento de água” em Marília.

“Durante as vistorias, são frequentes os casos de hidrômetros com visores embaçados, furados, instalados de forma incorreta ou até mesmo cobertos por entulho de construções, condições que dificultam a leitura do consumo de água e que podem indicar manipulações ilegais no equipamento”, ressalta a nota.

A concessionária também fala de outro problema com a violação dos hidrômetros que configura crime, com penalidades previstas em lei (multa, corte imediato do fornecimento de água e até processo judicial). “A fraude é considerada furto qualificado, com pena de até quatro anos de reclusão, além das consequências legais”, adverte.

Seja para garantir a instalação correta do equipamento ou a manutenção dele, a RIC coloca-se à disposição dos consumidores em geral pelo telefone/WhastsApp (14) 3434-0220 ou pelo portal www.ricambiental.com.br. Atendimentos também podem ser feitos de forma presencial no escritório da empresa, à av. Rio Branco, 173-centro, de 2.a a 6.a feira, das 8h às 17h e, aos sábados, até 12h.

HORAH – Informação é tudo