Rigor maior – QUARENTENA VAI ATÉ 10/5 E USO DE MÁSCARA NAS RUAS É OBRIGATÓRIO

Uso de máscara tem sido constante em Marília, inclusive por autoridades municipais (FOTO: Divulgação)

Decreto já publicado em edição extraordinária do Diário Oficial nesta 6ª feira (17), institui novas medidas para contenção do coronavírus em Marília. Aglomerações de qualquer tipo e em qualquer local, público ou privado, estão proibidas e serão dispersadas inclusive pela Polícia Militar; todo cidadão que for às ruas a partir de agora, seja em supermercado, padaria, banco etc. deve fazer uso de máscara de proteção facial, o que também será fiscalizado.

O decreto não fala em penalizações para aqueles que forem surpreendidos descumprindo as novas medidas anunciadas pelo prefeito Daniel Alonso, após reunir-se com os membros do comitê de contingenciamento da pandemia na cidade. “A meta ideal de isolamento social defendida pela Secretaria da Saúde é de 70%, mas em Marília não conseguimos atingir nem 50%”, justificou Daniel ao divulgar as regras.

QUARENTENA – O comércio continuará fechado até 10/5, assim como escolas sem aulas, seguindo o que foi decretado pelo governador João Doria para todos os municípios paulistas. Nos estabelecimentos e serviços considerados essenciais e autorizados a funcionar na quarentena, Daniel baixou outras regras, também: distanciamento mínimo entre pessoas de 2 metros (o que deve ser orientado e fiscalizado por proprietários ou funcionários desses locais); uma cliente a cada 12,5 m2 de área útil e, em locais com mais de 300 m2, controle exercido por funcionário designado para essa finalidade.

RECURSOS – O prefeito divulgou o recebimento até o momento de R$ 7,8 milhões em recursos estaduais e federais pelo Município, para uso exclusivo no enfrentamento do coronavírus; compra de 14,5 mil testes rápidos da Covid-19; e recebimento de 10 mil máscaras de indústria de alimentos que opera na cidade.

HORAH – Você bem informado