Risco permanente – PRF APREENDE MAIS UM CAVALO NA BR 153; EM 14 DIAS FORAM 15

Nesta 5.a feira, a PRF apreendeu mais 1 cavalo que estava solto na BR 153; outros 2 fugiram (FOTO: PRF/Divulgação)

Por mais que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) se esforce na captura de animais soltos na BR 153 e divulgue orientações para conscientizar as pessoas sobre os riscos de acidentes, o problema não diminui. Nesta 5ª feira (13), mais 3 cavalos foram avistados soltos na pista e, apesar de todo o empenho dos patrulheiros, 2 fugiram e apenas 1 acabou capturado.

Segundo a própria PRF, os animais estavam no Km 258. O cavalo capturado será levado para o pátio da polícia em Promissão, região de Lins. O transporte é feito sempre em caminhão adaptado da concessionária responsável pela BR.

MUITA COISA – Segundo a PRF, de 30/5 até hoje já foram capturados 15 animais na BR 153 – no total, 17 estavam soltos nas imediações da pista, mas 2 fugiram. Dia 30/5 foram 4, dia 2/6 os policiais capturaram 6, ontem (12) foram 4 e mais 1 nesta 5ª. No dia 2, foram surpreendidos por pessoas tentando cortar a cerca para livrar cavalos que haviam sido capturados. Os animais apreendidos dias 30/5, 2 e 12/6 eram do mesmo proprietário; o de hoje, a polícia ainda não sabe quem é o dono.

LEI – A Lei de Contravenções Penais prevê, no artigo 31, que é omissão de cautela na guarda ou condução de animais quando o dono o deixa em liberdade, confia-os à guarda de pessoa inexperiente ou não os guarda com a devida cautela. A pena é de prisão simples, de 10 dias a 2 meses, ou pagamento de multa. Ou seja: não tem necessidade de o animal provocar um acidente; o simples fato de estar solto já imputa responsabilidade ao proprietário.

Cavalos recolhidos pelos patrulheiros rodoviários no dia 2, que pessoas tentaram soltar (FOTO: PRF/Divulgação)

HORAH – Você sabe tudo