Rodovias – INCÊNDIOS DIMINUEM 33% NA REGIÃO DE MARÍLIA

A quantidade de focos de incêndio às margens das rodovias administradas pela Entrevias na região de Marília diminuiu em 33,6% de maio a 23 de agosto deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2019.

O número de chamadas dessa natureza caiu de 119 para 79 casos em 2020. A concessionária monitora os 570 quilômetros da malha viária

 O período de julho a setembro é considerado crítico devido às condições climáticas da época, de estiagem prolongada e baixa umidade do ar, que favorecem a combustão e propagação das chamas na vegetação que margeia as rodovias.

Contudo, neste ano, os estragos foram menores devido ao aumento de 173,12% na incidência de chuva de maio a agosto em Marília, no comparativo com a mesma época do ano passado, segundo levantamento da empresa Atmosfera Meteorologia, que presta serviço para a concessionária.

Somente em agosto, choveu na cidade 101 milímetros, contra 3,7mm em agosto passado. Em Assis, segunda maior cidade do trecho Sul, a precipitação pluviométrica também foi maior nos períodos comparados, cerca de 29,36%. Em agosto foram 83,5 milímetros, contra 2,2mm em 2019.

No trecho Sul da concessão, os incêndios ocorreram com mais frequência entre os municípios de Marília e Echaporã. Geralmente, no perímetro urbano, que concentra o maior número de focos, principalmente devido ao descarte de lixo pela população lindeira e maior presença de pedestres e usuários. Desde junho, a Concessionária participa da Operação Corta Fogo, iniciativa sazonal que segue até setembro, coordenada pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo).

A Concessionária tem intensificado o monitoramento de pontos já conhecidos como de maior incidência através das câmeras instaladas ao longo da SP-333, de Borborema a Florínea.

HORAH – você bem informado!