Roubo de aviões – MENTOR É FUGITIVO DE PENITENCIÁRIA, DIZ POLÍCIA; MAIS 9 SÃO IDENTIFICADOS

'Lino' seria o mandante do roubo dos aviões em Aquidauana (FOTO: Reprodução G1)

A polícia do Mato Grosso do Sul já identificou 10 pessoas do bando responsável pelo roubo de 3 aviões no aeroporto de Aquidauana, MS, na madrugada de 2.a feira (6). Entre as aeronaves, uma era propriedade do cantor Almir Sater, que tem fazenda no estado. Após a prisão de dois jovens de 21 e 22 anos, que confessaram participação no crime, a polícia chegou ao mandante e mais 6 pessoas.

Laudelino Ferreira Vieira, o ‘Lino’, 42 anos, seria o chefe da quadrilha, que passava ordens por chamadas de vídeo de local desconhecido. Ele é foragido da penitenciária de segurança máxima de Campo Grande, capital do MS, onde cumpria pena de 80 anos. A fuga dele é misteriosa, sem registros de como ocorreu e se houve ajuda de alguém – de uma hora para a outra, ‘Lino’ simplesmente desapareceu e nunca mais foi visto.

Os aviões foram roubados em Aquidauana quando o bando dominou o vigia do aeroporto e sob forte ameaça de morte fizeram com que abastecesse as aeronaves e depois levantaram voo. Era madrugada e o aeroporto não dispõe de iluminação, o que fez os bandidos decolarem um em seguida ao outro e apenas o primeiro manter sinalização acessa, conforme vídeos de celulares feitos por moradores da cidade.

A suspeita é que os aviões tenham sido levados para a Bolívia para serem usados no tráfico de drogas. Entre os presos, está um rapaz responsável pelo aluguel de uma casa onde o bando ficou abrigado até elaborar o plano do roubo. O vigia do aeroporto disse que jogaram gasolina de aviação nele e ameaçaram atear fogo o tempo todo; depois o amarraram e levantaram voo.

O cantor Almir Sater e o avião roubado (FOTOS: Reprodução/Verdes Mares)

HORAH – Informação é tudo