Samu – PROFISSIONAIS QUE TIVERAM CONTATO COM MÉDICO INFECTADO SÃO MONITORADOS

Coordenador do SAMU Jaú, o médico Luiz Alfredo Teixeira Júnior confirmou que “um plantonista está com teste positivo (para Covid-19), internado, mas estável”. O nome do profissional não foi divulgado, mas trata-se de pneumologista e cirurgião. “Todos os funcionários que trabalharam com ele estão bem e sendo monitorados”, acrescentou o coordenador.

“Acreditamos que o contágio tenha sido no ambiente da UTI, não do SAMU”, respondeu Luiz Alfredo, ao ser questionado sobre como teria ocorrido a contaminação do médico plantonista, que também trabalha na UTI da Santa Casa de Jaú, “onde tem pacientes contaminados” e em tratamento. Pessoas que deram plantão com o médico mais recentemente e tiveram contato direto com ele, serão submetidas aos testes rápidos para indicar se foram contaminadas.

“Se algum desses funcionários tiver sintoma (do coronavírus), imediatamente será afastado” do trabalho e colocado no isolamento. “Todos já foram comunicados e estão sendo acompanhados”, reforçou o coordenador, observando que os funcionários do SAMU, “quando em atendimento, estão usando máscaras, óculos e luvas (…) para segurança da equipe e dos pacientes”.

SOB CONTROLE – Segundo o secretário municipal Carlos Ramos, o Kakai, que integra o comitê de gerenciamento do coronavírus na Prefeitura de Jaú, a pandemia está sob controle na cidade. Até o momento há 20 casos suspeitos, 9 confirmados e 3 mortes, todas de pacientes de outras cidades que foram encaminhados para tratamento na Santa Casa. Ele disse que na 4ª feira (22) o prefeito Rafael Agostini deve anunciar decreto flexibilizando a quarentena do comércio: óticas serão autorizadas a abrir normalmente e o restante no sistema drive thru, com regramento específico.

HORAH – Você bem informado