Sangue – MARÍLIA E JAÚ APELAM A DOADORES PARA REGULARIZAR ESTOQUES

Hemonúcleo de Jaú faz apelos para que doadores de sangue reforcem estoques (FOTO: Divulgação)

Queda acentuada nas doações preocupa; agendamento pode ser feito por telefone

Os estoques de sangue estão entrando em situação crítica e são muitos os apelos por doações. Este é o resultado da queda natural das doações nesse período do ano, que vai do outono ao inverno, e a pandemia do coronavírus, que trouxe com ela a necessidade do isolamento social. Os doadores podem agendar dia e horário por telefone, com a garantia de total segurança e proteção à saúde.

“Precisamos de vocês. Toda a estrutura que temos, profissionais de saúde, insumos e equipamentos para processar um sangue de boa qualidade, sem risco, de nada vale se não tivermos o elemento fundamental que é o doador, um dos grandes heróis dessa luta que estamos vivendo”, apelou o coordenador do Hemonúcleo Regional do Hospital Amaral Carvalho de Jaú, médico Marcos Mauad.

“Herói é uma pessoa que doa sangue sem saber para quem, mas com a certeza de estar ajudando a salvar vidas”, completou o hematologista. Segundo ele, a população nunca deixou faltar sangue em mais de 20 anos do Hemonúcleo, que atende 11 hospitais no entorno de Jaú. Para doar, basta agendar pelos telefones (14) 3602-1355/1356.

EM MARÍLIA – O mesmo acontece em Marília, onde o Hemocentro do HCFamema também pede urgência nas doações, visto que o estoque caiu e o sangue disponível é referência para 102 municípios, com população estimada em 2 milhões de habitantes. “Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, diz campanha do Hemocentro, que teve queda de 50% nas doações nos últimos 10 dias, se comparado com o mesmo período de 2019.

Cinco dos oito tipos sanguíneos estão com estoques abaixo do ideal; os demais estão no limite. Para doar, basta comparecer ao Hemocentro das 7h às 13h, ter entre 16 e 69 anos, boas condições de saúde e pesar mais de 50 kg. Os candidatos a doadores passam por triagem e são encaminhados para a coleta. O Hemocentro fica à Rua Lourival Freire, ao lado do Forum, no bairro Fragata. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (14) 3402-1851.

HORAH – Informação e Prestação de Serviço