
A notícia foi distribuída pela Prefeitura de Jaú: hospital de referência SUS para tratamento de Covid-19, a Santa Casa adere ao Programa Tele-UTI para monitoramento em tempo real dos pacientes internados com a doença na cidade. A parceria nesse caso será com o Incor, o Instituto do Coração de SP. Significa dizer que as equipes técnicas dos dois hospitais “vão se falar diariamente para discutir casos de Covid” em Jaú, diz a nota da Prefeitura, com finalidade de “alcançar o maior índice possível de resolutividade” no tratamento dos pacientes.
O Tele-UTI foi lançado em abril de 2020 pelo Ministério da Saúde para ajudar médicos do SUS no enfrentamento da Covid. Esses profissionais contam 24 horas com a linha telefônica 0800 970 0311 para tirar dúvidas, debater a condução dos casos, uso de medicamentos e procedimentos médicos; se necessário, podem optar por videoconferência com equipes de excelência. Hospitais referenciados estão no programa, como o Oswaldo Cruz, Albert Einstein, Moinhos de Vento, Sírio-Libanês, HCor e Incor — que está na parceria com a Santa Casa de Jaú.

Segundo a Prefeitura, agora a equipe técnica da Santa Casa vai ser treinada pelo Incor antes de iniciar os procedimentos do Tele-UTI. O monitoramento dos pacientes e leitos poderá definir até mesmo “uma cepa do vírus que está infectando a população de Jaú e ajudar a determinar o nível de agressividade dessa variante”. No fundo, uma tentativa a mais de tentar entender e explicar porque Jaú coleciona tantos casos positivos de Covid e óbitos, muito mais do que cidades do mesmo porte e até bem maiores.
HORAH – Informação e Prestação de Serviço