Saúde aguarda laudo do IML para providências, diz prefeitura sobre morte suspeita de menino

UPA onde Samuel foi atendido várias vezes ao longo de uma semana (FOTO: Revista Atenção/Reprodução)

A morte do menino Samuel Cardoso Miguel, 12 anos, está sendo investigada pela polícia e também pela equipe médica da Secretaria da Saúde de Bauru. Em nota à imprensa, a prefeitura informou que “o caso está em avaliação” e que a Saúde “aguarda a conclusão do laudo do IML para posteriores providências”. A morte de Samuel está cercada de mistérios, visto que ele se machucou jogando bola, teve o joelho engessado, mas apresentou complicações durante a semana e foi a óbito de maneira suspeita.

De acordo com o boletim de ocorrência, Samuel se lesionou no domingo 7 e, dia seguinte, foi levado à UPA Bela Vista com dores no corpo e febre, quadro sintomático de dengue; a ficha de atendimento não faz referência à lesão no joelho. Na 3.a feira 9 ele voltou à UPA, foi encaminhado à ortopedia do Pronto Socorro Central e saiu de lá com a perna engessada. No domingo 14, a mãe percebeu a pele e os olhos do menino amarelados; na 2.a feira, notou que Samuel estava ‘azulado’, sinal de possível oxigenação insuficiente do sangue.

A família voltou com o menino à UPA, onde Samuel chegou apático e sem reação, sendo levado imediatamente para o setor de emergência. Apesar dos esforços médicos no local, ele não resistiu e foi a óbito após sofrer uma parada cardiorrespiratória. O sepultamento do menino foi marcado para esta 3.a feira 16 em Bauru, enquanto o caso está sendo investigado – as fichas de atendimento dele na Secretaria da Saúde já foram encaminhadas à polícia.

HORAH – Informação é tudo