Por meio de nota, a Secretaria da Saúde alertou a população para falsos funcionários que, sob pretexto de demonstrar aparelhos de uso terapêutico, tentam entrar em residências. “Os servidores sempre estão corretamente identificados”, observa, mas “ainda assim, se o morador tiver dúvida, deve entrar em contato com a unidade de saúde do bairro”.
A secretaria garante que nenhum profissional oferece venda de produtos ou equipamentos ao visitarem residências, e que o SUS dispõe de todos os aparelhos e serviços necessários para cuidar da saúde das pessoas, sendo tudo isso “um direito de todo e qualquer cidadão pela Constituição Federal”.
A nota foi emitida porque “recentemente, pessoas mal intencionadas percorreram os bairros César Almeida e Leonel Brizola se passando por fisioterapeutas da rede, abordando moradores na tentativa de vender produtos e aparelhos”. Quem se negou a permitir o acesso à residência foi ameaçado de que o posto de saúde do bairro e outros serviços públicos da saúde seriam restringidos, “o que é mentira”.
Em casos como este, a secretaria orienta a população a chamar imediatamente a Polícia Militar pelo telefone 190 e acionar também a Ouvidoria Municipal, pelo 0800 776 6111.
HORAH – Informação é tudo