Saúde – ANVISA PROÍBE VENDA DE PRODUTOS COM A PLANTA ‘MORINGA’

A planta 'moringa' é popularmente usada como remédio e encontrada inclusive em feiras livres (FOTO: Pixabay/Reprodução)

A comercialização de alimentos que contenham a planta ‘moringa oleifera’ foi suspensa pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Resolução publicada no Diário oficial da União (DOU) desta 3ª feira (4) proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e até propaganda de produtos que utilizam a planta, que costuma ser indicada para tratamento de colesterol alto, hipertensão, diabetes e aterosclerose, dentre outros males.

Segundo a Anvisa, não há nenhuma comprovação segura do uso da moringa como remédio ou alimento. As medidas cautelares adotadas pela agência são uma resposta a violações da legislação sanitária no País. A planta ficou famosa por ser rica em nutrientes – em cada 100 gramas, há a mesma quantidade de cálcio de mais de 1 litros e meio de leite, por exemplo, e a mesma quantia de ferro de 1 kg de espinafre, além de ser rica em vitaminas do complexo B. Apesar disso, a Anvisa alega serem preliminares os estudos científicos da moringa.

Farinha da ‘moringa’ é geralmente indicada para combater colesterol alto, hipertensão e diabetes, entre outros males: falta comprovação científica, diz Anvisa (FOTO: G1/Reprodução)

HORAH – Você sabe mais