Saúde autoriza mais 600 exames pelo programa Zera Fila em Marília; CONFIRA

Prefeito Vinicius ao discursar durante autorização dos exames, ao lado do vice Rogerinho (dir), do presidente da Câmara Danilo da Saúde (esq) e da secretária da Saúde Paloma Libanio (FOTO: PMM/Divulgação)

Secretaria da Saúde de Marília autorizou a realização de mais 600 exames de espirometria nas próximas cinco semanas, por meio do programa Zera Fila da Saúde, lançado pelo prefeito Vinicius Camarinha tão logo foi empossado. Espirometria é um exame não invasivo que mede a quantidade e a velocidade da respiração e faz parte das ações do programa Abraçar do Laboratório Boehringer na UBS Nova Marília, zona sul.

A autorização teve cerimônia com presença do prefeito, do vice Rogerinho, da secretária da Saúde Paloma Libanio, de Assuntos Estratégicos Bruno Gaudêncio, do presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde, e do representante do programa Abraçar, Ianko Pinterich. Com o exame autorizado agora é possível avaliar a função pulmonar de maneira precisa, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de várias doenças respiratórias.

Para ter ideia da importância do exame de espirometria, por meio dele é possível diagnosticar doenças como asma, fibrose pulmonar e outras, acompanhar a evolução de doenças respiratórias de maneira geral e para avaliações pré-operatórias. “Com essa ação será possível zerar a fila atual de espera pelo exame no município, garantindo mais agilidade no diagnóstico e no cuidado com a saúde respiratória da população”, comentou Vinicius.

Segundo ele, quando assumiu a Prefeitura havia “mais de 50 mil pessoas na fila aguardando por consultas, exames e cirurgias”, mas em menos de seis meses de gestão conseguiu avançar muito, embora tenha bastante o que fazer, ainda. O vice Rogerinho lembrou que investir na saúde é uma das principais prioridades da gestão, “porque a saúde estava abandonada e, aos poucos, estamos recuperando tudo”.

A Saúde divulgou balancete com números de atendimentos feitos pelo programa Ganha Tempo da Saúde / Zera Fila: foram autorizadas 3.383 cirurgias de várias especialidades; 12.272 atendimentos de hemodiálise e 6.018 sessões de quimioterapia, além de 35 mil exames de diversas áreas médicas. O investimento total até agora foi de mais de R$ 9 milhões, entre recursos próprios da prefeitura e verbas encaminhadas por parlamentares.

Vinicius testa equipamento para realização de exame respiratório (FOTO: PMM/Divulgação)

HORAH – Informação é tudo