SAÚDE CRIA ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA PACIENTES COM SINTOMAS DE COVID

S. JUDAS DEVE SER PROCURADO EM CASOS DE FEBRE, DORES NO CORPO E NARIZ ESCORRENDO; Veja mais

A Secretaria da Saúde de Jaú distribuiu os atendimentos na rede municipal para separar casos de Covid-19 de outras doenças e garantir proteção maior à população. O anúncio foi feito pelo secretário da Saúde Rodrigo Brandão em vídeo distribuído nas redes sociais, após o prefeito Ivan Cassaro baixar decreto que adaptam a cidade às regras da fase Laranja do Plano SP.

“Pacientes com sintomas de Covid, como dores de cabeça, garganta e no corpo, febre e nariz escorrendo, devem procurar exclusivamente o Pronto Atendimento (PA) do São Judas”, disse Rodrigo, “porque não queremos misturar suspeitas de Covid com outras patologias”. “Não vá ao posto de saúde, não vá à Santa Casa ou a outros atendimentos, mas exclusivamente ao São Judas”, reformou.

Os atendimentos no PA São Judas são feitos das 7h às 22h durante a semana e das 7h às 19h nos fins de semana e feriados. Pessoas com outros sintomas que não os da Covid podem procurar o posto de saúde do bairro nos horários habituais; a Policlínica Bernardi (UPA Zona Norte), das 7h às 22h durante a semana e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h; a Policlínica Pedro Ometto (Zona Sul), das 18h às 21h durante a semana e das 7h às 19h nos fins de semana e feriados.

Moradores do Distrito de Potunduva (13 mil habitantes) e dos bairros rurais do Pouso Alegre de Baixo e Vila Ribeiro continuam dentro do regime atual de atendimento. “As pessoas devem procurar as unidades de saúde nesses locais, com separação para pacientes lá mesmo, para que não precisem se deslocar até o São Judas”, observou o secretário Rodrigo Brandão.

Provedor da Santa Casa Alcides Bernardi Jr e o prefeito Ivan chegaram a acordo para ampliar leitos de Enfermaria (FOTO: Divulgação)

NÚMEROS PREOCUPANTES – O boletim epidemiológico divulgado na noite da 2ª feira (18) apontou 113 mortes por Covid em Jaú desde o começo da pandemia, em março/20, e 68 de pacientes das cidades vizinhas encaminhados para tratamento na Santa Casa local. São 4 óbitos a mais nas últimas 24 horas, duas de pessoas que residiam na cidade e duas que vieram de fora. São 5.615 casos confirmados da doença (84 a mais), 202 suspeitos e 3 óbitos ainda sob investigação da Saúde.

A taxa de ocupação de leitos na Santa Casa, que é referência SUS para Covid, continua preocupando bastante. Apesar de a Prefeitura ter contratado mais 5 leitos de Enfermaria, ontem havia 45 internados para 33 leitos disponíveis (ocupação de 118,42%); na UTI, eram 31 pacientes internados para 28 leitos no total (110,71% de ocupação). Leitos SUS nas duas situações estavam todos preenchidos; dos 5 particulares na Enfermaria, 14 estavam ocupados (280%); e dos 25 de Enfermaria da Prefeitura, 21 estavam preenchidos. Na UTI, eram 10 pacientes para 8 leitos particulares e 11 para 10 conveniados pela Prefeitura.

HORAH – Você bem informado