Pessoas em situação de rua vão ganhar atendimento de saúde pelo programa Consultório na Rua, em Marília. O lançamento será no auditório da Prefeitura, na manhã desta 3ª feira (22). A equipe será composta por enfermeira e técnica de enfermagem, assistente social, cuidador social e motorista, que já trabalham no mapeamento estratégico da cidade e planejamento das ações.
As informações foram distribuídas pela Prefeitura, que adquiriu e identificou o veículo no padrão do programa federal. “O atendimento nas ruas começa nos próximos dias”, diz a Administração, observando se tratar de parceria com o Ministério da Saúde – o Município paga parte do custo mensal e o Consultório na Rua vai até a população que vive nas ruas.
“Somente cidades com rede de saúde mais estruturada conseguem o credenciamento (para esse programa)”, destaca o secretário da Saúde Ricardo Mustafá. “A meta é atender o que for possível no próprio local e vincular essas pessoas ao posto de saúde mais próximo, para a sequência do atendimento”, acrescenta.
O Consultório na Rua vai fazer curativos, vacinas, passar orientações de higiene e saúde, prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e colher material para exames. “Vamos levar o atendimento às pessoas em situação de rua, onde elas estiverem”, finaliza o prefeito Daniel Alonso, que fará o lançamento do programa, às 10h30 de amanhã.
HORAH – Você bem informado