Saúde divulga medidas para prevenir gripe H1N1 e Covid

A qualquer sintoma, melhor procurar os serviços de saúde municipais para se medicar (FOTO: Divulgação)

Lavar as mãos com frequência, principalmente depois de utilizar serviços públicos de transporte ou locais com grande concentração de pessoas, é apenas uma das medidas para evitar a gripe H1N1, transmitida pelo vírus Influenza, e também a Covid, que volta a preocupar. A orientação é da Secretaria da Saúde de Marília, lembrando que este é o período do ano em que a transmissão da gripe é mais frequente.

Evitar locais fechados com muitas pessoas, higienizar as mãos com álcool, usar máscara sempre que possível e não compartilhar copos e objetos pessoais são outras recomendações da Saúde. Uma nota neste sentido foi distribuída pela Diretoria de Comunicação da prefeitura, com orientações do secretário da Saúde Dr. Nechar, que é médico e pretende reduzir os riscos.

As unidades de saúde municipais continuam vacinando contra a gripe e contra a Covid, especialmente pessoas dos chamados ‘grupos de risco’. Qualquer sintoma dessas doenças (nariz escorrendo, dores de garganta e pelo corpo, tosse etc.) é motivo para procurar auxílio médico em qualquer unidade de saúde ou nos serviços de pronto atendimento da cidade (UPA Norte e PA Sul). “Qualquer dificuldade respiratória e febre por mais de três dias, são indicativos de algo que pode se agravar”, observou Dr. Nechar.

HORAH – Informação é tudo