Saúde do homem – Urologista da Unimed Marília tira dúvidas

Médico da Unimed Marília, Dr. Renato tira dúvidas sobre câncer de próstata (FOTO: Divulgação)

Novembro é o mês de conscientização da saúde do homem, já que no dia 17 se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, o segundo mais comum entre homens e que mata uma pessoa a cada 38 minutos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INC). Para tirar dúvidas e esclarecer a população, a Unimed Marília convidou o urologista Dr. Renato Caretta Chambó para falar sobre o tema. Confira abaixo os principais tópicos:

1 – Com que idade o homem deve procurar o urologista?

No caso da próstata ficou preconizado pela Sociedade Brasileira de Urologia que todos os homens acima dos 50 anos devem fazer o toque retal e o PSA (exame de sangue específico) anualmente; homens com histórico familiar de câncer de próstata e negros, a partir dos 45 anos.

2 – Quais os principais sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial não há sintoma, mas quando diagnosticado nesta fase a chance de cura é bem elevada. Os sintomas surgem quando o câncer já está avançado, sendo que os principais são: dificuldade para urinar, emagrecimento e dores ósseas (devido às metástases nos ossos). Nessa fase as chances de cura são bem menores, por isso a importância dos exames da próstata.

3 – O câncer de próstata pode interferir na fertilidade masculina e na condição de ter filhos?

A próstata, junto com a vesícula seminal, são responsáveis pela produção do sêmen; os testículos produzem os espermatozoides, que se juntam na próstata e formam o ejaculado. No tratamento do câncer retiramos toda a próstata e as vesículas seminais, com isso o paciente não tem mais ejaculação. Contudo, os testículos ainda têm os espermatozoides, sendo possível uma inseminação artificial, puncionando o testículo para retirar os espermatozoides. Outra opção é colher o ejaculado antes da cirurgia e guardar em um banco de sêmen para futura inseminação artificial.

4 – Existe forma de prevenir a doença?

Assim como outros tipos de cânceres, não é possível sabermos o porquê do surgimento do câncer de próstata. Mas neste caso, especificamente, pacientes com parentes (pais, tios, irmãos e avós) com câncer de próstata possuem de duas a quatro vezes mais chances de desenvolver a doença; pacientes da raça negra e obesos também.

5 – Algum conselho para os homens?

É importante fazer o exame para diagnóstico precoce, pois em estágios iniciais a chance de cura é grande. Outra coisa muito importante é levar uma vida saudável, com alimentação balanceada, atividade física, vida sexual ativa, não fumar, beber com moderação e ser feliz. Enfim, tudo o que é bom para o coração, é bom para a próstata.

Se notar algum sintoma ou tiver dúvidas, procure um médico especialista: www.unimed.coop.br/site/web/marilia/guia-medico.

(c/ informações da Assessoria)