Em nota, a Prefeitura de Marília rechaçou que tenha perdido prazo para implantar serviços e, por causa disso, teve cortados recursos do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Ao contrário disso, afirma que está aumentando 3 equipes para 2019, inclusive para atender os novos residenciais construídos no distrito de Nóbrega.
“A cidade continua contando com 38 equipes do Programa, podendo solicitar credenciamento de novas a qualquer tempo”, garante a nota. Kátia Santana, secretária da Saúde, disse que “o descredenciamento de unidades não instaladas pelo Ministério da Saúde, cumpre medida de organização do órgão federal, favorecendo a programação para novas equipes a serem credenciadas”.
Tudo o que foi divulgado em contrário, segundo a Prefeitura, “é boato”. Kátia considerou “lamentável” o que foi noticiado sobre “perda de recursos que nunca foram recebidos” e acrescentou que se trata de uma “desconstrução do SUS por interesses políticos e/ou econômicos”. A secretária diz que a população deve ser “adequadamente informada” e que é preciso “respeitar a inteligência das pessoas”.
(IMAGENS: HoraH/Reprodução – Secretária Kátia Santana considera falsas notícias “lamentáveis” sobre o programa Estratégia Saúde da Família em Marília)
No HORAH Notícia