SAÚDE – Programa de combate ao tabagismo da Unimed Marília abre nova turma

O programa de combate ao tabagismo, que funciona no Espaço Viver Bem da Unimed Marília, está com inscrições abertas para quem deseja deixar o cigarro de lado. Formado por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional, o programa oferece atendimento psicoterapêutico grupal aos usuários com maior dificuldade para mudança de seu padrão de consumo do tabaco ou para atingir a abstinência e tem como objetivo auxiliar estas pessoas a superar a dependência do cigarro. Os grupos são fechados, heterogêneos (sexo e idade) e a frequência dos encontros é semanal.

VIDA SEM CIGARRO – Luiz Antonio Silva, 51 anos, participou do programa por indicação de seu cirurgião vascular. Logo após a primeira reunião deixou de fumar e revela que o apoio multidisciplinar foi fundamental. Ele conta que o tabagismo, além de fazer mal à própria saúde, incomodava as pessoas com quem convive, pois deixava um odor desagradável por onde passava e isso o constrangia. “Deixar de fumar foi bom para as pessoas que convivem comigo e muito melhor para mim, pois meu paladar melhorou, estou me alimentando melhor, o dinheiro gasto com cigarro é utilizado para outras finalidades e em 10 dias de abstinência o chiado no peito desapareceu, entre outras vantagens.

Indicada por uma amiga, Claudia Maria Ribeiro, 45 anos, parou de fumar no quinto dia após a avaliação médica e está muito feliz por ter deixado no passado os 25 anos de tabagismo. Está mais calma e disposta, e passou a cuidar melhor da alimentação. Para Claudia, eventos sociais eram situações embaraçosas, pois seu marido e filho não fumam, assim como a maioria das pessoas.

NOVO GRUPO – O próximo grupo terá início no dia 18 e as inscrições podem ser feitas no Espaço Viver Bem, para beneficiários Unimed Marília e intercâmbio com autorização da Unimed de origem. O endereço é Rua Coronel José Brás, nº 1087. Mais informações pelo telefone (14) 2105-8191.

ALERTA – Todos os anos, mais de 7 milhões de pessoas morrem em todo o mundo vítimas de doenças relacionadas ao consumo do tabaco. Esse número alerta para o combate ao tabagismo, que aumenta o risco do desenvolvimento de cardiopatias, câncer e diabetes.
Fonte: OMS/2017

(FOTOS: Unimed/Divulgação – Campanha de combate ao tabagismo; Luiz Antonio Silva e Claudia Maria Ribeiro, que já experimentam os benefícios da vida sem cigarro)