SAÚDE – Reparando erro do passado, Prefeitura e Unimar anunciam Saúde-Escola no Maracá, região de Nóbrega

Moradores do Jd. Maracá e bairros vizinhos construídos na região do distrito de Pe. Nóbrega, Zona Norte, ganharão assistência de uma unidade modelo de saúde-escola. O anúncio foi feito conjuntamente entre a Prefeitura e a Unimar e a previsão é de funcionar em setembro. O local contará “com serviços médicos, de enfermagem e agentes de saúde”, segundo nota enviada ao HORAH, “e trará alívio à população, prejudicada com a falta de planejamento no passado”, destaca a secretária Kátia Santana, da Saúde.
Pura verdade. Quando todos as moradias construídas e em construção no local estiverem ocupadas, abrigarão cerca de 15.000 a 20.000 pessoas. Apesar dessa ‘nova cidade’ dentro de Marília, a região não foi contemplada com creches, escolas e unidades de saúde – sequer houve plenajamento para isso. “A unidade saúde-escola tem apoio da construtora Pacaembu (responsável pelo Maracá), que cedeu as instalações do antigo escritório, a Secretaria da Saúde fez a reforma e adequações e a Unimar vai participar com profissionais”, informa a nota à imprensa.
Kátia comemorou as parcerias, em especial da Unimar. “Todos ganham quando colocamos ensino e serviços públicos no mesmo espaço com o objetivo de promover conhecimento e assistência”, destacou. A iniciativa tem apoio do Conselho Municipal de Avaliação em Pesquisa (Comap) e foi autorizada pela Câmara, por meio de projeto do Executivo aprovado pelos vereadores. E aquela região da cidade ainda ganhará uma Unidade Saúde da Família (USF), já em construção, com estrutura para comportar 3 equipes (atendimento de até 10,5 mil pessoas) e previsão de inauguração em 2019.

(FOTO: Divulgação – Antigo escritório de construtora abrigará unidade de saúde-escola municipal em parceria com a Unimar no Maracá: reparando erro do passado)

No HORAH Notícia