A primeira fase das obras do futuro Hospital Oncológico da Unimar está pronta. A estrutura pré-moldada dos seis andares do prédio foi concluída, inclusive com escadarias. “A gente vê aqui o sonho se concretizando”, resumiu a superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Márcia Mesquita Serva Reis. “Os desafios são imensos e o que estamos preparando é algo muito sério para Marília, que envolve não só gestão de tecnologia, de prédio novo, mas também de pessoas”, acrescentou.
Enquanto a obra segue, está em andamento a montagem do plano diretor de como as pessoas serão atendidas no novo complexo. Márcia fala em “um processo humanizado e integrado, para garantir a qualidade da assistência” e defende, como diferencial, “um atendimento um pouco mais intimista”. Hoje as pessoas sofrem muito se deslocando para outras regiões em busca de atendimento oncológico especializado. “Elas se distanciam dos familiares e isso dificulta o tratamento, impõe muitas dificuldades”, observa a superintendente.
COMO SERÁ – O Hospital Oncológico vai ter serviço de quimioterapia já feito no HBU, mas com o dobro da capacidade atual. O prédio vai abrigar também a radioterapia, “que hoje enfrenta uma limitação em Marília, com apenas um serviço disponível e constantemente parado por causa das dificuldades de manutenção”, disse Márcia. Haverá ainda uma nova UTI para tratamento de pacientes oncológicos, “que permita o acompanhante do paciente em seu interior”, explicou. O novo edifício está sendo chamado de “quarta torre” do HBU, porque a intenção da diretoria é que ele funcione totalmente integrado.
(FOTO: Divulgação)
No HORAH Notícia