Secretário acusado de adulterar placa de veículo poderá evitar processo penal em Marília

Baratela foi abordado quando estava com o carro próximo à Emdurb, na av. das Esmeraldas, e preso em flagrante em fevereiro (FOTO: Reprodução)

Secretário de Suprimentos da Prefeitura de Marília acusado de adulterar a placa do próprio veículo poderá evitar processo penal e possível condenação. Fernandes Baratela terá essa oportunidade em audiência marcada para dia 28. Para tanto, terá de aceitar acordo de não persecução penal proposto pelo MP e, com isso, cumprir uma punição alternativa, que poderá ser o pagamento de uma multa.

Baratela foi surpreendido por fiscalização da Polícia Militar na av. das Esmeraldas em fevereiro deste ano, ocasião em que foi preso em flagrante e teve o veículo apreendido. O secretário passou uma noite na CPJ e acabou solto pela Justiça na audiência de custódia realizada no dia seguinte.

As investigações seguiram até que em março o secretário foi denunciado pelo MP; contudo, o próprio ministério público aceitou propor a transação penal que poderá evitar o andamento processual contra Baratela. Vai depender dele, agora. A Justiça decidiu aguardar a audiência marcada para 10h30 do dia 28.

Apesar dos fatos ocorridos e da expectativa criada em torno da exoneração de Baratela, o secretário foi mantido no cargo pela administração municipal. Questionada, a prefeitura limitou-se a informar que ia aguardar o desfecho das investigações e do próprio caso, antes de tomar uma decisão em definitivo. Baratela não é de Marília; ele foi prefeito de Tarumã, região de Assis, ocasião em que conheceu o atual prefeito de Marília, então deputado Vinicius Camarinha, que, eleito, o convidou para o cargo.

HORAH – Informação é tudo