Secura – GRANDE QUEIMADA EM GARÇA ESPALHA FUMAÇA PELA REGIÃO, INCLUSIVE MARÍLIA

Dentro da cidade, em Marília, também há imensas áreas queimadas; fumaça predomina no horizonte nessa 4.a feira (FOTO: HoraH)

Marília – Grande quantidade de queimadas na cidade e região, resultado da estiagem prolongada, e carga excessiva de poluição, concentrada pela falta de chuva, deixam Marília e cidades vizinhas sob densa camada de fumaça nesta 4ª feira (28). Além da visibilidade comprometida, está mais difícil respirar – pessoas com problemas respiratórios são as que mais sofrem, incluindo bebês e idosos. Pior: segundo a meteorologia, não há previsão de chuva até o fim de semana.

Quando se olha de Marília em direção a Vera Cruz e Garça, é possível notar a densa camada de fumaça que se levantou e tomou conta do céu (FOTO: HoraH)

GARÇA – Uma grande área queimada em Garça, às margens da SP-294, ajudou a comprometer a qualidade do ar. O Corpo de Bombeiros trabalhou por horas para conter as chamas, só controladas no final da manhã – os bombeiros tiveram de fazer ‘fogo de encontro’ para isolar as labaredas e debelar as chamas. Apesar disso, a coluna de fumaça formada nessa queimada foi espalhada pelos ventos, de fracos e moderados. Os

As queimadas urbanas também contribuem para piorar a qualidade do ar; pessoas com problemas respiratórios sofrem mais (FOTO: HoraH)

TEMPO – Meteorologista do IPMet da Unesp Bauru, Zildene Pedrosa informou ao HORAH que não há previsão de chuva para os próximos dias. A umidade do ar segue baixa, entre os 20% e os 30% – semelhante a de desertos, o que pode ser sentido no ressecamento das vias respiratórias e da própria pele. “Tem uma frente fria se aproximando do Estado, que deve chegar por aqui provavelmente no domingo. Mas ainda não dá para saber se ela perderá intensidade ou se vai se dissipar até lá”, disse Zildene. Se de fato a frente fria chegar, “pode trazer chuva”, completou.

HORAH – Você sabe das coisas