Segundo caso de febre maculosa é confirmado no distrito de Avencas

Profissionais da saúde municipal realizam busca ativa pelo carrapato-estrela no distrito de Avencas (FOTO: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou mais um caso de febre maculosa em Marília, desta vez no distrito de Avencas. Os dois tiveram exames positivos realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, sendo que desta vez atingiu um jovem que trabalhava com citricultura e não resistiu às consequências da doença, indo a óbito. No total, Avencas registrou seis casos suspeitos de febre maculosa; um já está descartadado e outros três aguardam resultados dos exames laboratoriais.

Adriana Arrigoni, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Marília disse que “todas as ações de controle já foram feitas e devem continuar de maneira permanente no distrito e por todo o município”. Desde que houve a confirmação do primeiro caso da doença foi emitido um alerta, iniciando as investigações e notificações de todos os casos suspeitos.

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, que causa infecções, febre alta e súbita, dores intensas de cabeça, abdominais, musculares e articulares, vômito, diarréia e mal-estar geral, podendo ocorrer erupções no local da picada do carrapato, com pele escura ou uma crosta. A busca pelo carrapato se faz em locais de infestação, como áreas de mata, rios e lagos, que devem ser evitadas pelas pessoas.

Em nota divulgada sobre o assunto, a prefeitura informou que “os agentes de endemias e veterinários da Vigilância Ambiental continuam com ações preventivas e de investigação no distrito, visitas casa a casa para orientar a população e coleta de material para exames em cães sintomáticos para leishmaniose”. No perímetro urbano de Avencas todas as amostras de carrapatos deram negativas para a febre maculosa, segundo a supervisora da Divisão de Zoonoses, Vivian Martinelli Funai.

HORAH – Informação é tudo