Renovação do convênio entre a Prefeitura de Marília e o Governo do Estado publicada no Diário Oficial no dia 11 vai permitir a retomada da Atividade Delegada a partir de 1º de setembro. Dez PMs em 5 equipes vão patrulhar pontos estratégicos da cidade e atender necessidades específicas do Município, para reforçar a segurança. “O Terminal Urbano, por exemplo, terá uma viatura permanente para garantir a segurança dos usuários”, explicou o vereador Albuquerque (PRB), que é militar da reserva e participou de reunião com o comando da PM que definiu a data para reinício das atividades em Marília.
Requerimento de autoria dele apresentado à Câmara em janeiro do ano passado foi atendido pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB), atualizando o valor da gratificação paga por hora trabalhada aos PMs na Atividade Delegada. Ele passará de 91% para 100% da Unidade Fiscal do Estado (Ufesp), para subtenentes, 1º, 2º e 3º sargentos, cabos e soldados. A modificação foi aprovada em abril. “Com a retomada do serviço a população terá maior sensação de segurança nas ruas de Marília”, comentou o vereador Maurício Roberto (PP), também da reserva da PM.
INSEGURANÇA – Dados da Secretaria da Segurança Pública indicam que os crimes mais comuns na cidade são roubos e furtos. No 1º semestre do ano foram registrados 1.231 casos de furtos e 118 de roubos. O convênio com o Estado para a Atividade Delegada estava suspenso desde o início de 2018. Apenas PMs em dias de folga podem participar. O convênio prevê o uso dos equipamentos, armas e viaturas da PM, mediante custeio do Município.
(FOTO: Ilustrativa – Atividade Delegada em Marília será retomada dia 1.o de setembro: mais segurança)
No HORAH Notícia