Segurança: Jaú prepara Centro de Videomonitoramento; Bauru quer revitalizar área central

Licitação prevê câmeras em todas as praças de Jaú, inclusive na da Matriz, no centro da cidade (Foto: Divulgação)

Pensando em garantir a tranquilidade para as pessoas no dia a dia e reduzir as reclamações, duas prefeituras da região anunciam medidas para aumentar a sensação de segurança em pontos estratégicos. Jaú lançou edital de licitação para contratar empresa que implantará e fará a gestão do Centro de Monitoramento e Operações (Cemop), que vai concentrar um serviço de videomonitoramento da cidade.

As propostas serão abertas no dia 27, 9h, no Departamento de Licitações da prefeitura, sendo declarada ganhadora a empresa que apresentar o menor preço pelos serviços requisitados pelo Município. O custo estimado é de R$ 3,7 milhões, o que inclui fornecimento dos equipamentos e operação do sistema. Estão previstas câmeras em todas as unidades escolares e de saúde, no pronto socorro da Santa Casa, SAMU, principais cruzamentos viários, entradas e saídas da cidade, rotatórias, Parque do Rio Jaú, Museu, antiga Estação Ferroviária, praças etc., além de duas câmeras veiculares para circular o perímetro urbano. O Cemop deverá interligar os órgãos de segurança, com monitoramento inclusive das placas dos veículos.

Abertura de propostas em Jaú está marcada para dia 27, no Depto. de Licitações da prefeitura (FOTO: Divulgação/Secom)
Suéllen já ampliou a atividade delegada com mais PMs no Centro (FOTO: Reprodução web)

Já em Bauru, a prefeita Suéllen Rosim divulgou estratégias para revitalizar o entorno da praça Machado de Mello, em frente a antiga estação ferroviária, onde são registrados muitos incômodos causados por desocupados e furtos. Ela anunciou a ampliação imediata da atividade delegada, com maior presença de PMs naquela região da cidade, especialmente à noite; a limpeza de áreas desocupadas; evacuação de um antigo hotel que foi invadido; o estudo para dar uma destinação de uso para a estação; e uma área de descanso para motoristas de ônibus, aumentando a circulação de pessoas no local.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru apresentou também uma proposta à prefeita para se construir um ponto de integração de ônibus urbanos em frente à praça Machado de Mello, com a mesma finalidade; Suéllen disse que está encaminhando a ideia para estudo na Emdurb, responsável pelo transporte coletivo na cidade, e acredita que em 15 dias terá uma avaliação daquilo que poderá ser feito o mais rápido possível.

HORAH – Informação é tudo