SEM LEITOS DE UTI DISPONÍVEIS, CIDADE TRANSFERE 5º PACIENTE PARA A REGIÃO

HOMEM DE MARÍLIA PRECISOU SER INTUBADO E INTERNADO EM UTI: ACABOU EM PARAGUAÇU PAULISTA (FOTO: Reprodução IBSP)

A Prefeitura de Marília informou a 5ª transferência de paciente com Covid-19 para internação em outra cidade, dada a lotação dos hospitais locais. Trata-se de homem de 70 anos que deu entrada no PA Sul às 21h30 do sábado (27), foi à sala de emergência com insuficiência respiratória e, apesar de todos os procedimentos, evoluiu para intubação e foi mantido em ventilação pulmonar mecânica.

De acordo com nota à imprensa, houve solicitação de leito de UTI às 23h do próprio sábado, foram tentadas alternativas para manter o paciente na cidade, mas não teve jeito: ele acabou tendo de ser transferido. Como só havia vaga de UTI disponível na Santa Casa de Paraguaçu Paulista, o paciente foi transportado de SAMU para aquela cidade às 14h30 deste domingo (28), chegando ao destino às 16h25.

Na noite de hoje, a Prefeitura divulgou a relação dos hospitais do Departamento Regional de Saúde (DRS) e a taxa de ocupação de leitos de UTI. Paraguaçu tem 50% de ocupação e dispõe de mais 5 leitos; Adamantina está com 80%; Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Santa Casa e HBU de Marília, todos com 100%. No DRS inteiro, a ocupação é de 90,09%, restando só mais 15 leitos.

O boletim epidemiológico deste domingo indicou 209 mortes pela Covid em Marília e 14.322 casos positivos da doença. Hoje, há 2.287 pacientes sob suspeita de Covid, 340 em transmissão e 88 internados – desses, 54 já testaram positivo. A cidade tem 133 leitos para Covid, sendo 73 clínicos e 60 de UTI, todos do SUS.

HORAH – Informação é tudo