Peritos avaliaram trecho de serra na SP 304, entre as cidades de Torrinha e Santa Maria, e constataram o que já se desconfiava: há risco de desabamento de uma rocha que pode atingir a rodovia. Como o local já havia sido interditado por precaução e para favorecer a perícia, continuará assim por tempo indeterminado, até que se decida a melhor alternativa para solucionar o problema.
A interdição passou a valer na 3ª feira (11) e o resultado da perícia divulgado ontem (13) pela concessionária Eixo SP, responsável pela estrada. A vistoria no local foi feita por equipes da Defesa Civil do Estado, agência reguladora ARTESP, IPT e da própria concessionária. O entendimento é que se a rocha desabar, pode atingir a rodovia no km 235 da serra. Não está descartada a possibilidade de implosão dessa rocha, o que dependerá de novos estudos.
O trecho interditado vai do km 225 ao 245. Enquanto a estrada estiver fechada (o local é de pista simples e bastante sinuosa), motoristas devem fazer uso de rotas alternativas para Torrinha e para Santa Maria da Serra. Para a primeira cidade, o acesso pode ser pela própria SP 304, de Jaú para Torrinha, e pela SP 197, que liga Brotas a Torrinha. Para Santa Maria o motorista pode usar a SP 191 (Rio Claro-S. Pedro), depois a SP 304 (trecho S. Pedro a Santa Maria).
HORAH – Informação e prestação de serviço