Serviço de Doenças Raras no HCFamema: Dra. Paloma diz que “primeiro passo” já foi dado

Dra. Paloma (centro) e Dra. Roberta no Ministério da Saúde em Brasília (FOTO: Divulgação)

Em busca da instalação em Marília do Serviço de Doenças Raras no complexo HCFamema e Centro de Reabilitação Lucy Montoro, “o primeiro passo foi dado” nesta 4.a feira 28, em Brasília. A informação é da superintendente do HCFamema, Dra. Paloma Libanio, que esteve em Brasília para tratar do assunto. “Estamos muito felizes em ter definitivamente uma Rede de Atenção que possa cuidar dessas pessoas”, completou.

Dra. Paloma se refere a um contingente de aproximadamente 72 mil pessoas da região que necessitam de atendimento especializado (e às vezes individualizado) para suas necessidades de saúde, que são portadoras de doenças consideradas raras. “Como é importante o fortalecimento da Rede de Atenção voltada para este público”, acentuou a Dra. Roberta Cardozo Flores, coordenadora clínica do Lucy Montoro de Marília, que acompanhou Dra. Paloma em Brasília.

O encontro que discutiu essa necessidade em Marília aconteceu na Coordenação de Doenças Raras do Ministério da Saúde. “O nosso objetivo foi trazer informações do Grupo de Trabalho que já detectou a necessidade da habilitação de um serviço de atenção aos pacientes com doenças raras na nossa região”, observou Dra. Roberta. A região atendida pelo complexo HCFamema e Lucy Montoro é composta de 62 municípios.

HORAH – Informação é tudo