SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS E EMPRESAS ASSINAM ACORDOS DE AUMENTO SALARIAL

Em busca de garantir o direito dos comerciários de Marília, o Sindicato dos Comerciários assinou 18 acordos coletivos individuais com empresas do comércio, garantindo aos trabalhadores o reajuste salarial de 10,42% (INPC/IBGE) que é a inflação acumulada dos últimos 12 meses, mantendo as cláusulas sociais e econômicas da Convenção Coletiva e excluindo as cláusulas patronais.

“Podemos definir como um sucesso esses 18 acordos individuais já assinados com as empresas do comércio. Desta forma, as empresas não criam passivos econômicos, dividas futuras e os comerciários garantem a reposição da inflação no próximo mês, inclusive recebem a diferença salarial de setembro”, explicou Mário Herrera presidente da entidade.

Segundo o Evandro Marins advogado do Sindicato, os acordos seguem a legislação trabalhista. “São acordos realizados com segurança jurídica, baseados na Art. 611, §1º, CLT. Todos acordos que iremos assinar, passam pelo jurídico do Sindicato, empresas e escritórios de contabilidade, é um trabalho sério, de responsabilidade realizado por uma equipe de profissionais capacitados”.

Herrera falou ainda sobre a situação da negociação coletiva com o Sindicato Patronal. “Só iniciamos as assinaturas individuas porque tentamos diversas vezes negociar com o patronal e não conseguimos. Continuamos tentando novas reuniões de negociação da Convenção Coletiva, enquanto não isso não acontece, vamos assinando os acordos e garantindo o reajuste dos trabalhadores”.

“Volto a dizer, só nesse mês as grandes empresas geraram um passivo econômico de R$158 por empregado, isso vai ter que ser pago lá na frente e pesa financeiramente para o empregador. Então, nossa proposta é, manter todas as cláusulas sociais da Convenção e reajustar as cláusulas econômicas em 10.42%. Tudo foi reajustado, os alimentos, a gasolina, o gás de cozinha, a energia elétrica e o salário do comerciário continua o mesmo”, desabafou Herrera.

As empresas e escritórios de contabilidade interessados em realizar os Acordos Coletivos podem entrar em contato com o advogado do Sindicato o Dr. Evandro Marins através do telefone 3413-1059 ou ir direto a entidade na Rua Paraíba, 31.