SINDICATO MONTA REAJUSTE PARA FUNCIONALISMO E VEREADOR COBRA PREFEITO

Edenilson e o vereador Borgo: reajuste para o funcionalismo (FOTOS: Reprodução web)

BORGO PEDE QUE IVAN SE ANTECIPE E MANDE PROJETO À CÂMARA; categoria pode reivindicar 20%

Enquanto o sindicato dos funcionários públicos municipais de Jaú (Sinfunpaem) recebe sugestões da categoria para enriquecer a pauta de reivindicações para o dissídio coletivo deste ano, o vereador José Carlos Borgo (PDT) pede por ofício que o prefeito Ivan Cassaro se antecipe e convoque a Câmara para discutir o assunto (o documento é assinado também pelo vereador Mateus Turini, do mesmo partido). O parlamentar defende que seja concedida reposição inflacionária e reajuste salarial para o funcionalismo, que há 2 anos espera por isso.

“Não é possível que o prefeito Ivan deixe para discutir isso só em março (data-base da categoria). A gente sabe que quando há acordo o efeito é retroativo, mas só será recebido em abril”, justificou Borgo. “Protocolei um ofício na prefeitura pedindo que o Ivan reveja o posicionamento dele, que chame o sindicato por esses dias e resolva essa situação”. O vereador observa que em várias cidades da região os prefeitos já aprovaram reajustes e até bônus para os servidores, mas em Jaú não.

“Temos um orçamento de mais de R$ 470 milhões para este ano e um superávit de mais de R$ 65 milhões no caixa da prefeitura, relacionado a recursos do ano passado para usar agora. Então não há do que se queixar”, enfatizou Borgo. Ele lembrou que ano passado os vereadores aliados ao prefeito aprovaram 54,3% de aumento salarial antecipado para os secretários municipais, que votou contra por entender que “deveria ser para todos”, mas que garantiram que o reajuste dos servidores “ia ser de acordo com a necessidade”. O vereador entende que “chegou a hora de discutir isso e pôr em prática”.

Para fazer essa discussão na Câmara agora, no período de recesso, o prefeito precisa mandar o projeto e convocar uma sessão extraordinária. Sem saber se isso será feito ou não, o presidente do Sinfunpaem elaborou uma minuta da pauta de reivindicações do funcionalismo (que pode incluir um reajuste em torno dos 20%, entre reposição da inflação e ganho real) e até 2ª feira (25) receberá sugestões por canal direto criado no WhatsApp. Edenilson de Almeida acredita que vai protocolar a pauta na prefeitura semana que vem e dar ciência à categoria no mesmo instante, abrindo a temporada de negociações.

HORAH – A verdade dos fatos