‘Sob controle’ – SAÚDE É REORGANIZADA E HOSPITAL DE CAMPANHA DESCARTADO

Daniel reuniu membros do Comitê, entre os quais Cassinho (de óculos), anunciado novo secretário da Saúde de Marília (FOTO: Júlio De Callis/PMM)

Dez unidades de saúde de Marília foram reservadas somente para atendimento de pacientes com sintomas de problemas respiratórios, 12 para quem não apresenta sintomas, 19 só para monitoramento e 9 para cuidar dos moradores de distritos e zona rural. A reorganização da rede de saúde do Município, que inclui UBSs e USFs, foi anunciada pelo prefeito Daniel Alonso nesta 6ª feira (3). A deliberação foi do Comitê de Enfrentamento do coronavírus, composto inclusive por representantes da Saúde.

Marília tem 48 unidades de saúde e 52 equipes profissionais. A reorganização tem objetivo de evitar aglomerações no atendimento. Nesta 3ª reunião do Comitê foi anunciada parceria com empresa para confecção de equipamentos de proteção (EPIs) para profissionais da Saúde; foi descartada, ao menos agora, montagem de hospital de campanha; e Daniel apresentou Cássio Pinto Jr, o Cassinho, como novo secretário da Saúde – ele estava na Administração e substitui o advogado Ricardo Mustafá, o Ricardinho, que deixou a Saúde para cumprir prazos da legislação eleitoral e pleitear candidatura a vereador neste ano.

Representantes de hospitais da cidade afirmaram que ‘a situação (do Covid-19) atual em Marília está sob controle’, diz nota enviada à imprensa; se isso mudar e exigir um hospital de campanha, alguns locais já foram indicados: imóvel da Unimed na Rua Cel. José Brás e prédio anexo ao HBU. Todos reforçaram pedidos para que a população fique em casa e siga recomendações do Ministério da Saúde para se higienizar.

UNIDADES DE SAÚDE – As 10 unidades de saúde para pacientes com sintomas respiratórios são: UBSs Chico Mendes, Nova Marília, Costa e Silva, São Miguel, Castelo Branco, Cascata e JK, e USFs Jóquei Clube, Jardim Renata e Santa Antonieta III. As 12 unidades para assintomáticos respiratórios são: USFs Santa Augusta, CDHU/São Bento, Santa Paula, Marajó, Argolo Ferrão, Altaneira e Jânio Quadros, e as UBSs Planalto, Alto Cafezal, Bandeirantes, São Judas e Santa Antonieta. As 19 para monitoramento são: USFs Parque dos Ipês, Vila Real, Toffoli, Hípica, Três Lagos, Cavallari, Teruel, Jardim Marília, América IV, Vila Nova, Vila Barros, Palmital, Aeroporto, Novo Horizonte, Aniz Badra, Figueirinha, 1º de Maio, Jardim Renata e Parque das Nações. Para a zona rural e distritos: USFs Amadeu Amaral, Flamingo, Avencas, Lácio, Dirceu, Santa Helena, Rosália, Nóbrega, Vida Nova Maracá e Jardim Maracá.

HORAH – Você bem informado