Susto e risco – PADRE AGARRA RAPAZ ALUCINADO QUE FAZIA AMEAÇAS NA MATRIZ: “ELE ESTAVA INCONTROLÁVEL”

Padre Celso, Pároco da Matriz, quer comissão para preparar volta das celebrações na Igreja (FOTO: HoraH)

Mesmo vestido com os trajes litúrgicos usados na celebração das missas e aos 61 anos de idade, padre Celso Luiz Buscariollo não hesitou em agarrar e dominar rapaz que invadiu a Igreja Matriz N.S. do Patrocínio, em Jaú, aparentando estar alucinado. “Estava extremamente drogado ou em abstinência de droga, alucinando que era perseguido, querendo se refugiar na Igreja, aos gritos”, relatou o pároco ao HORAH.

INCONTROLÁVEL – Foi no início da noite desta 4ª feira (5), no intervalo entre as missas das 17h e 19h. “Ele estava totalmente incontrolável, pegava cadeiras e castiçais ameaçando joga-los. Chegou a quebrar algumas peças de cristal, derrubou a mesa com os vasos sagrados da Igreja, atirou cadeiras. Não tinha como chegar nele, que estava sempre com um objeto nas mãos”, narrou padre Celso.

Cacos de um vaso quebrado pelo rapaz foram recolhidos em caixa de papelão, dentro da Matriz (FOTO: Reprodução)
Pe. Celso falou ao HORAH e aproveitou para contextualizar sobre o risco das drogas: “a sociedade precisa reagir” (FOTO: HoraH)

Os fiéis ainda estavam chegando, portando havia pouca gente na Matriz. “Ao contrário do que disseram, não me aconteceu nada. Apenas aproveitei um momento de descuido dele e o agarrei, fomos ao chão e os outros ajudaram a imobilizá-lo até que a polícia chegasse e o algemasse”, disse. O SAMU também compareceu e o rapaz foi medicado para se acalmar. “Ele se machucou nos vidros que quebrou”, explicou o padre.

PRISÃO – Pároco da Matriz há muitos anos, Celso Buscariollo aproveitou a ocasião para fazer um desabafo ao HORAH. “É preocupante como cresce o uso de drogas e como a gente fica vulnerável. Precisamos criar uma sociedade em que as pessoas se conscientizem mais, as autoridades sejam mais atentas”, contextualizou. O padre observou que “as drogas estão em todas as camadas sociais” e que, no começo, “parece gostoso, mas, depois, vira uma verdadeira prisão”.

Matriz do Patrocínio fica no Centro de Jaú, é histórica e guarda pinturas de Benedito Calixto e peças litúrgicas muito antigas (FOTO: Reprodução)

(colaborou Tatiane Dias/Rádio Piratininga de Jaú)

HORAH – Jornalismo com responsabilidade