Fiscalização surpresa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 187 escolas públicas apontou diversos problemas na estrutura física delas e no funcionamento, em várias cidades, inclusive na região. Bauru, Marília, Botucatu, Jaú e outros municípios receberam os técnicos do Tribunal. Acredite se quiser, mas 78,6% dessas escolas não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é um indicativo de segurança do local, nem licença de funcionamento; algumas unidades escolares também não dispunham de controle de acesso (vigias).

Segundo relatório prévio do TCE disponível no site oficial da Corte aponta que pouco mais de 4% das escolas não têm cozinha, outras não possuem refeitório, os alimentos são guardados em locais impróprios, 40% estão com as salas de aulas com janelas, ventiladores, móveis quebrados e iluminação insuficiente, 27,7% têm mofo nas paredes, 21,3% apresentam trincas e vazamentos, dentre outros problemas. Em Marília, por exemplo, a escola Antônio Reginato, zona norte, tem banheiro sem tampa no vaso sanitário nem papel higiênico, há lixo e mato ao redor da quedra e rampa de acesso escolar com inclinação acima do recomendado.
Emm Bauru, a escola Jose Viranda, na Vila Giunta, não tem acessibilidade, computadores estão quebrados; em Garça, região de Marília, escola de ensino fundamental foi flagrada com extintor de incêndio vencido há mais de 6 anos e mofo nas paredes da biblioteca. Segundo José Paulo Nardone, diretor da unidade regional do TCE/Bauru, os responsáveis pelas escolas vistoriadas vão ser notificados eletronicamente de todos os problemas a partir da 3.a feira (2). O relatório definitivo detalhado deverá ser publicado pela Corte na semana que vem, apontando os problemas encontrados em cada unidade escolar.
HORAH – Informação é tudo