O HCFAMEMA, está iniciando o serviço de consultas por videochamadas e retomando o atendimento dos pacientes eletivos, suspensos por causa do enfrentamento da pandemia.
O atendimento presencial de pacientes eletivos (com exceção dos pacientes oncológicos, em pós operatório recente, entre outras exceções) foi suspenso desde março para o enfrentamento a pandemia. Devido a essa situação, o Departamento de Tecnologia da Informação acelerou o desenvolvimento de um aplicativo de celular da Instituição, o “HCFAMEMA Tá Na Mão”, disponibilizando uma série de funções e serviços à população e aos pacientes.
Um deles foi o de telemedicina, que une os recursos da televisita (videochamada), inaugurado em junho, aplicando um modelo de orientação ou acompanhamento dos pacientes.
A equipe médica e pacientes vem sendo instruídos e treinados a utilizar a plataforma de videochamada,. “Ainda estamos em fase de testes e adaptações, como também compreendendo os limites de alcance terapêutico, pois nada pode substituir o atendimento clínico presencial”, declarou a diretora do DASAMB, a Profª Drª Vanessa Pires Dinarte.
Um dos primeiros resultados obtidos com a telemedicina é a redução do absenteísmo (abstenção ou falta à consulta médica), que em 50 dias de atendimento resultou em menos de 10% do total de consultas agendadas. “Um índice menor do que o detectado em consultas presenciais”, comentou.
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