O tempo pode sofrer uma virada brusca a partir do próximo final de semana nos estados do Sul do Brasil e, semana que vem, também no Centro-Oeste e Sudeste. Esta é a previsão que está sendo feita pelos institutos de meteorologia com base na observação dos modelos meteorológicos disponíveis para curto e médio prazos, ou seja, de 10 a até 45 dias.
As previsões estão indicando a chegada de uma frente fria associada a um intenso ciclone extratropical no Atlântico Sul, que deverá provocar muita chuva já no final de semana entre o Rio Grande do Sul e o Paraná. Com o deslocamento dessa frente fria, a chuva tem tudo para chegar também às demais regiões, inclusive ao Sudeste.
O tempo deverá ficar chuvoso e bastante nublado entre a 2.a (12) e 3.a feira (13) que vem, o que fará baixar as temperaturas à medida em que as instabilidades vão se afastando do continente em direção ao oceano. Entre a 3.a e a 4.a feira (14), ainda está previsto “um intenso cavado em médicos níveis da atmosfera, vindo do oeste”, que contribuirá para formar um ciclone perto da costa das regiões Sul e Sudeste. Se de fato isso acontecer, haverá aumento de chuvas e nebulosidade.
Cidades litorâneas como Peruíbe, Santos e São Sebastião, em SP, e Paranaguá e Garatuba, no PR, poderão ter volumes acumulados de chuva entre 50mm a mais de 100mm nos próximos dias. As previsões estão sendo atribuídas principalmente aos modelos divulgados pelo Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF). Pelo sim, pelo não, melhor se prevenir e ficar atento.
HORAH – Informação é tudo