Temporal afeta captação e pode faltar água no sistema Peixe

Estação de Tratamento de Água (ETA) Peixe, a maior de Marília, precisa de reparos urgentes (FOTO: HoraH)

O Departamento de Água e Esgoto de Marília (DAEM) trabalha para recuperar a captação de água no rio do Peixe, afetada pelo temporal que atingiu o município na madrugada desta 2.a feira 8, com fortes rajadas de vento. Por meio de nota à imprensa, a Prefeitura informou que houve “rompimento de parte da fiação elétrica que alimenta o sistema de captação de água”.

A falta de energia paralisou a captação e, consequentemente, a produção de água que abastece o sistema Peixe, responsável por mais de 60% de toda a água fornecida para a região central e bairros de Marília. O temporal foi registrado por volta das 2h da madrugada, quando a CPFL também foi acionada para providenciar “a manutenção e os reparos necessários, em operação realizada em local de difícil acesso”, acrescenta a nota.

Como tudo isso leva tempo e enquanto isso a produção de água fica comprometida, o DAEM alerta para a possibilidade de ocorrer falta de água em alguns bairros, “principalmente na região do centro e na zona norte” da cidade. “Todos o sistema de produção depende exclusivamente de energia elétrica e, uma vez faltando essa matriz energética, o abastecimento sempre acabará comprometido”, diz.

Como acontece todas as vezes que há problema desse tipo, o DAEM conclui a nota recomendando que a população economize água na medida do possível e que faça uso racional até o abastecimento ser novamente normalizado.

HORAH – Informação é tudo