Transplantes – SANTA CASA FAZ CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS DE PACIENTE DE 65 ANOS

Equipe da Santa Casa de Marília que atuou na captação de órgãos de paciente para transplantes (FOTO: Divulgação)

Autorizada por familiares após constatação de morte encefálica, equipe da Santa Casa de Marília fez a captação de órgãos de paciente de 65 anos, na madrugada da 3ª feira (25) de Carnaval. O trabalho foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), sob a supervisão da enfermeira Marisa Stradioto.

Médicos e profissionais se mobilizaram conjuntamente: profissionais do Hospital de Base de Rio Preto retiraram o fígado e rins; as enfermeiras da Cihdott removeram o globo ocular para extração das córneas. Os trabalhos foram iniciados pelas enfermeiras Graciele Ferreira, Érica Nunes e Tabata Neves.

Em nota, a Santa Casa informou que os procedimentos seguiram “todos os protocolos previstos pela legislação”. Esse serviço existe no hospital desde 2004 e, de janeiro de 2017 até agora, foram captados para transplantes: 1 coração, 6 pulmões, 5 fígados, 10 rins e 38 córneas. Todo o procedimento de retirada e transplante de um fígado deve ser feito em, no máximo, 12 horas; rins, em 48 horas.

HORAH – Você sabe tudo