Jaú e Marília estão fora da lista negra do saneamento
Nem Marília nem Jaú fazem parte do preocupante ranking dos 100 piores municípios brasileiros em tratamento de esgoto; Bauru, entretanto, é o 61º colocado nessa lista divulgada pelo Instituto Trata Brasil. Jaú trata os esgotos desde 2003 e se aproxima dos 100% de tratamento com a inauguração recente das ETEs Potunduva e Pouso Alegre, distrito e bairro rural distantes do centro urbano; Marília tem 70% dos esgotos sendo tratados com a entrega das ETEs Pombo e Barbosa; agora, iniciou a construção da ETE Palmital para tratar a totalidade dos dejetos até o final deste ano.



Bauru segue com sérios problemas nessa área. Só 1,77% do esgoto urbano recebe tratamento na ETE Candeia, feita no Núcleo Gasparini, e alguns bairros da cidade sequer dispõem de saneamento básico – no Parque Industrial Manchester, moradores dependem das antigas fossas. O esgoto de mais de 300 mil habitantes ainda é despejado in natura no Rio Bauru e afluentes. Para piorar, a Estação de Tratamento de Esgoto em construção, que já deveria estar operando, começou em 2015, anda a passos lentos e já se tornou alvo de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara, para investigar o custo de mais de R$ 140 milhões.

- Para saber mais sobre o levantamento do Instituto Trata Brasil 2020, acesse o link http://tratabrasil.com.br/estudos/estudos-itb/itb/ranking-do-saneamento-2020

HORAH – Você bem informado