Tratamento de esgoto – DANIEL VAI LIGAR BOMBAS DA 2ª ETE E ASSINAR ORDEM DE SERVIÇO DA 3ª

Em junho, Daniel acionou as operações experimentais da ETE Pombo; agora será a vez da ETE Barbosa (FOTO: HoraH)

Um dos maiores desafios de Marília é finalmente vencido; custo fica quase 60% menor do que o orçado no passado

Enfim, mais uma etapa rumo à totalidade de esgotos tratados em Marília. Na 3ª feira (17), 9h, o prefeito Daniel Alonso repetirá na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Barbosa o que já fez na ETE Pombo e que foi anunciado sem êxito por ex-prefeitos durante quase 4 décadas: ligará o sistema de bombeamento de esgoto. A ETE Barbosa fica na Zona Sul e será a 2ª a entrar em operação experimental na cidade; a 1ª, na Zona Oeste, foi ligada em junho.

O empresário Reinaldo Pavarini, da Replan Saneamento e Obras, responsável por tornar realidade a Obra do Século anunciada e não realizada nas gestões anteriores (FOTO: HoraH)

REPLAN – Além do ato simbólico, Daniel ainda assinará a Ordem de Serviço para que a Replan Saneamento e Obras inicie a construção da 3ª ETE de Marília, que ficará na bacia do Palmital, distrito de Dirceu, Zona Norte. As duas primeiras foram retomadas e concluídas pela mesma empresa, depois de muito tempo abandonadas e de várias denúncias de corrupção nas gestões passadas. Coube à Replan finalizar a chamada Obra do Século, que deveria ter sido entregue no século passado, não fossem os problemas político-administrativos que a população conheceu e lamentou por muitos anos.

ETE Barbosa fica na Zona Sul e será a 2.a concluída na gestão Daniel Alonso; com ela, cidade chegará a quase 70% de esgotos tratados (FOTO: Divulgação)

AS ETEs – A ETE Pombo pode tratar até 209 litros de esgoto/segundo e já entrou na fase final da operação experimental, atendendo a quase 50 mil moradores das zonas Oeste e Norte de Marília. A do Barbosa é a 2ª com obras concluídas pela Replan e pode tratar 416 litros de esgoto/segundo, beneficiando até 85 mil habitantes nas zonas Sul e central. A do Palmital terá capacidade para 487 litros/segundo e irá atender uma população de 109 mil habitantes das zonas Norte e Leste. Ela deverá ser concluída no final de 2020. No total, o investimento será de R$ 88 milhões entre recursos federais e do Município, valor quase 60% menor do que previsto em gestões anteriores.

ETE Pombo fica na Zona Oeste e foi a 1.a concluída pela Replan (FOTO: Divulgação)

PROMESSA – O tratamento do esgoto foi promessa de campanha de Daniel, em 2016. Antes ainda de tomar posse, ele conseguiu reverter a perda de R$ 40 milhões de dinheiro federal, via Caixa, depois do abandono das obras do Pombo e do Barbosa na administração de Vinícius Camarinha. “Estamos vivendo um período histórico. Até 2020 queremos concluir a ETE do Palmital e finalmente colocar Marília em outro patamar, melhorando o Índice de Desenvolvimento Humano e gerando mais emprego e renda para a população”, disse Daniel. Segundo ele, “já valeu ser prefeito só pela obra do esgoto, que por décadas foi um dos maiores desafios da cidade e que estamos conseguindo vencer agora, com muito empenho e gestão eficiente”.

As ETEs ficam fora do perímetro urbano, mas próximas da cidade: esgoto chega para o tratamento, em grande parte, por gravidade (FOTO: Divulgação)

HORAH – Jornalismo com Credibilidade