“Tratamento ruim não admitiremos. Estamos tomando providências”, diz Vinicius sobre serviços de Saúde em Marília

Paloma e Vinicius prometem melhorias agora na UPA e no PA Sul; expectativa para o anúncio oficial das medidas que serão tomadas (FOTO: Reprodução)

Prefeito anuncia investimentos no PA Sul e UPA Norte, para melhorar atendimento e “dar mais comodidade e conforto à população”

Oficialmente, o prefeito Vinicius Camarinha vai anunciar detalhes sobre investimentos na UPA Norte e PA Sul de Marília nesta 6.a feira 7. Ele e a secretária municipal da Saúde Paloma Libanio vão falar sobre as duas unidades em horários diferentes: às 9h sobre a UPA e às 11h sobre o PA, no auditório do Gabinete do Prefeito, 2.o andar da Prefeitura.

Além de melhorias na estrutura física dos prédios, que estão muito danificadas, e até de equipamentos e serviços, a expectativa é de que os dois comentem também as providências tomadas em relação à gestão da UPA e do PA, terceirizada à ABHU – Associação Beneficente Hospital Universitário da Unimar. Isso porque há avalanches de críticas à demora no atendimento e falta de estrutura para dar conta da grande demanda, o que fez essa semana um caminhoneiro idoso a deitar no chão para receber soro por falta de leito que o acomodasse, como mostrou HORAH.

Caminhoneiro doso que reclamava de dores intensas e tinha febre alta, toma soro deitado no chão do PA Sul, por falta de leito que o acomodasse (FOTO: Redes sociais)

Por enquanto, Vinicius e Paloma estão atribuindo culpa ao governo anterior de Daniel Alonso, que teria deixado as unidades de saúde abandonadas e com equipamentos destruídos e ambulâncias sucateadas. “Enfrentamos uma crise financeira histórica, com falta de recursos para honrarmos os compromissos deixados pela gestão anterior. Com seriedade e transparência, trabalhamos incansavelmente para recuperar a credibilidade do município e, agora, já podemos fazer esses investimentos na Saúde”, comentou Vinicius por meio de nota à imprensa.

Paloma diz que os investimentos que serão detalhados na 6.a feira “fazem parte do planejamento elaborado pelo atual governo, que já contemplou outras unidades de saúde do município”. Vinicius lançou, por exemplo, o Novo Posto de Saúde e agora prepara as unidades que vão atender pelo projeto Ganha Tempo da Saúde / Zera Fila.

Ao menos por enquanto, os responsáveis pela ABHU ainda não se manifestaram oficialmente sobre o episódio do idoso que deitou no chão do PA Sul para ser atendido, produzindo cena deplorável que depõe tanto contra a unidade de saúde quanto contra o governo municipal. Procurada, a direção da gestora da UPA e PA se limitou a informar na 3.a feira 4 que falaria com a equipe para se informar sobre o ocorrido; porém, não deu retorno até agora.

HORAH – Informação é tudo