TRÊS TÉCNICAS DE ENFERMAGEM SÃO AS PRIMEIRAS VACINADAS CONTRA A COVID

Equipe da Saúde e as primeiras técnicas de enfermagem vacinadas em Jaú (FOTO: HoraH e Central da Notícia)

SECRETÁRIO DA SAÚDE JÁ DEU LARGADA AO PLANO JAUENSE DE IMUNIZAÇÃO, MAS ALERTA PARA ‘ESCASSEZ’ DE VACINA

As técnicas de enfermagem Maria Teresa, 64 anos, Mara Regina Santangelo, 58, e Ana Camila Pereira da Silva, 34, foram as primeiras jauenses imunizadas pela CoronaVac contra a Covid-19. Foi nas primeiras horas desta 5ª feira (21), na sede da Secretaria da Saúde, mesmo prédio onde também funciona o P.A. São Judas, unidade exclusiva para atendimento de casos suspeitos e confirmados da doença em Jaú.

“Esse é o início formal da vacinação, que começa por profissionais da linha de frente da Covid na nossa cidade”, disse o secretário da Saúde Rodrigo Brandão. O plano municipal de imunização já foi colocado em prática e segue vacinando “profissionais que vão imunizar os colegas; na sequência os que trabalham em entidades para idosos, deficientes e outros; depois aqueles que atuam nas UTIs e ambulatórios da Santa Casa e Hospital Amaral Carvalho”, explicou.

Simbolicamente, plano jauense de imunização teve início com vacinação das técnicas de enfermagem do PA São Judas Mara Regina, Maria Teresa e Ana Camila; no total, essa 1.a etapa terá 2.960 imunizados com a CoronaVac (FOTOS: HoraH, Central da Notícia e PMJ)

Como HORAH já noticiou, Jaú recebeu no 1º lote 2.960 doses da CoronaVac. Elas serão aplicadas provavelmente até o meio da semana que vem, quando deverá chegar outro lote. A entrega prometida pelo Estado será semanal e cada pessoa receberá duas doses da vacina, com intervalo entre elas de 14 a 28 dias – o ideal é que seja de 21 dias. “Cada pessoa imunizada está sendo registrada formalmente, porque ela terá de receber a segunda dose obrigatoriamente da mesma vacina, que é a CoronaVac”, justificou Rodrigo Brandão, já antevendo a chegada futuramente de outras vacinas à cidade.

O secretário da Saúde acredita que dentro de 60 dias Jaú comece a sentir os efeitos positivos da vacinação, com menor circulação do coronavírus, causador da Covid-19. “O tempo de inoculação e da resposta imunológica da vacina é de aproximadamente 45 dias após aplicação da segunda dose”, ponderou Rodrigo. Ele voltou a alertar para a necessidade de permanecer vigilante contra o vírus, usando máscara, álcool em gel e evitando aglomerações. “E ao menor sintoma da doença, procurar exclusivamente o PA São Judas”, finalizou.

CoronaVac chegou em caminhão sob escolta policial e foi descarregada na Saúde, ontem (20) à noite (FOTO: Central da Notícia/Reprodução)

HORAH – Você bem informado